Orquestra e coro são convidados especiais

 

O baixo-barítono Luís Bernardo Trindade, aluno do curso de canto lírico do Conservatório de Tatuí, apresenta-se nesta quinta-feira, 15. Ele realiza recital de conclusão de curso com participações especiais. O evento será realizado a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. A entrada é franca.

Sob orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação da professora Cristine Bello Guse, o cantor interpretará obras de W. A. Mozart, H. Tavares, H. Villa-Lobos, A. Ginastera, R. Rodger, G. Fauré, J. Haydn, G. F. Handel, G. Donizetti, G. Rossini e G. Bizet.

O recital contará com a participação especial da Amadeus Orchestra do Instituto Cultural Amadeus, sob regência do próprio aluno formando e com assistência de Thiago Sivila, e do Coral da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes”, além do narrador Carlos Branco.

Formado em canto lírico e regência pelo Conservatório Pablo Komlós, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em Porto Alegre, Trindade estudou com Sergio Sisto, Maestro Cláudio Ribeiro, Osvaldo Ferreira, Rio Novello, Neide Tomas, Decápolis de Andrade, Rosemeire Moreira, Marcos Baldini, Carlos Aransay e Paulo Szot.

Atualmente, estuda no Conservatório de Tatuí, na classe de Marilane Bousquet. É aluno bolsista do Coro Sinfônico do Conservatório da instituição.

Participou dos concursos internacionais de canto lírico Bidu Sayão e Aldo Baldin e foi um dos cantores bolsistas selecionados do 1° e do 2° Festival de Canto e Coral de Campos do Jordão nos anos de 2014 e 2015. Nas ocasiões, o músico trabalhou com os maestros Celso Antunes (Genebra-Suiça), Naomi Munakata e Marcos Thadeu (Osesp) e Carlos Aransay (Londres-Inglaterra).

É diretor artístico e maestro titular da Amadeus Orchestra em Tatuí, desde agosto de 2012. Preside o Instituto Cultural Amadeus, que desenvolve projeto de musicalização e oficinas musicais nas escolas municipais e para a comunidade.

Foi regente do Coro da Nova Acrópole e do Coral da Escola Oscar Schmitt em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e do Coro da Igreja Messiânica Mundial em Sorocaba.

Atualmente, é regente do Coro da Etec “Sales Gomes” e professor convidado desde 2014 na classe de canto lírico/técnica vocal e preparador vocal do Coro do Festival de Música Eleazar de Carvalho em Fortaleza, no Ceará.

Tem em seu repertório obras como: “Le Nozze de Figaro”; “Bastião e Bastiana”; “Don Giovanni”; “Cosi Fan Tutte”; “A Flauta Mágica”; “Missa da Coroação”, “Réquiem de W. A. Mozart”; “La Cenerentola” e “O Barbeiro de Sevilha”.

Também já apresentou as obras: “IL Signor Bruschino”, de Gioacchino Rossini; “9° Sinfonia”, de L. V. Beethoven; “Carmen”, de Georges Bizet; “L’elisir d’amore”, de Gaetano Donizetti, e “Lieder” e “Chansons”, entre outras.