Organização prevê o início do ‘Zé Leiteiro’ para próximo dia 19





A 9ª edição de um dos campeonatos esportivos mais aguardados do ano deve começar no próximo final de semana. É o que prevê a organização do “Campeonato José de Campos – Zé Leiteiro”.

O primeiro jogo do torneio de futebol deve ser realizado na manhã do dia 19, no campo do Áz de Ouro. No entanto, a partida ainda não tem times definidos. Cesário Mota Filho, o popular “Cesário Tatu”, informou que a tabela deverá ficar pronta nesta segunda-feira, 13, sendo divulgada na quarta, 15.

Ao todo, dez times se inscreveram para disputar o “Zé Leiteiro” neste ano. Dois deles, porém, não participaram do congresso técnico e ficaram fora da competição.

Conforme Cesário Tatu, o Clube de Campo e o Associados do Clube de Campo haviam preenchido ficha de inscrição, mas não confirmaram presença no evento que aconteceu às 19h de quarta-feira, 8. O congresso aconteceu no prédio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

As oito equipes estão divididas em dois grupos. No “A”, disputam o São Martinho, Santa Cruz, Jardins Futebol Clube e Associados do XI de Agosto. No “B”, estão: XI de Agosto, Nova União, Associados do São Martinho e Gepav/Pavanelli. Cada equipe disputará jogos em “turno e returno”.

De acordo com o organizador, a competição terá rodada dupla, com partidas realizadas sempre aos domingos, a partir das 9h, no campo do Áz de Ouro. O regulamento prevê que as disputas possam acontecer, com, no máximo, 15 minutos de atraso. Após o tempo de tolerância, será decretado W. O..

Assim como a tabela, a arbitragem dos jogos será definida na semana que vem. Os confrontos serão disputados por atletas com idades acima de 50 anos. O regulamento prevê que os inscritos na posição de goleiro podem ter 45 anos.

Conforme a previsão do organizador, o torneio terá encerramento no dia 30 de março. Todas as partidas têm entrada franca e acesso pela rua Teófilo Andrade Gama.

O “Campeonato José de Campos” teve origem com uma reunião entre amigos. Os jogos começaram como distração, mas, ao longo dos anos, atraíram novos times, segundo informou Cesário Tatu à reportagem de O Progresso.

Com o aumento da procura de participantes, José de Campos (o Zé Leiteiro – pessoa que dá nome à competição) autorizou Cesário Tatu a realizar os jogos na chácara dele (o atual campo do Áz de Ouro). “O pessoal gostou da ideia, eu corri atrás de patrocínios e, hoje, temos a competição”, concluiu o responsável.