Oportunidade a 675 vagas para cursos do CDMCC vai até dia 17





AI Conservatório (arquivo)

Curso de luteria oferecido pelo Conservatório está com vagas; inscrições podem ser feitas via internet

 

Termina no próximo dia 17, sexta-feira da semana que vem, o prazo de inscrições para mais de 50 cursos oferecidos pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Ao todo, são 675 vagas para as áreas de música, artes cênicas e luteria (ateliê de instrumentos).

Conforme a assessoria de comunicação da escola, as inscrições podem ser feitas pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

As vagas são destinadas a candidatos com ou sem nenhum conhecimento musical prévio.

Entre as novidades, está o curso de aperfeiçoamento em artes cênicas na área de direção. Na área de cordas sinfônicas e luteria, há vagas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e luteria (construção de instrumentos de arco).

Na área de sopros madeiras, as vagas são para flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone. Em sopros metais, elas abrangem os cursos de trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. Também há opção para harpa e piano (inclusive, aperfeiçoamento).

Em performance histórica, há vagas para flauta doce, cravo, violino/viola barroca e violoncelo/viola da gamba. Também há vagas para canto lírico, percussão sinfônica, violão clássico e fundamentos de regência (banda sinfônica e coral).

A área de música popular e jazz inscreve exclusivamente alunos com conhecimento musical, para os cursos de baixo elétrico, baixo acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão.

Na área de choro, as inscrições estão abertas para os cursos de bandolim, cavaquinho, percussão e flauta transversal.

Em artes cênicas, as vagas são para teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento em direção e aperfeiçoamento em performance. Também são oferecidas vagas para oficina de cenografia.

Na área de educação musical, as inscrições são voltadas para crianças a partir dos quatro anos de idade, nos períodos da manhã e tarde.

Também estão abertas, na mesma área, inscrições para o curso de musicalização para educadores e musicografia Braille – este voltado a portadores de deficiência visual.

O Conservatório de Tatuí é reconhecido como uma das mais respeitadas escolas de música, artes cênicas e luteria da América Latina. Prestes a completar 60 anos, a instituição comunicou que formou centenas de profissionais que atuam “nos mais importantes grupos do Brasil e exterior”. Entre eles, músicos, atores e professores.

A instituição é gerida pela AACT (Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí), organização social.

Como se inscrever

Para se inscrever, é preciso pagar taxa de inscrição no valor de R$ 40, em nome de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, por meio de depósito no Banco do Brasil (agência 6505-6, conta corrente 40516-7).

Após efetuar o pagamento, o candidato pode concluir a inscrição via internet, acessando o www.conservatoriodetatui.org.br/vagas até às 18h do dia 17. Quem preferir, pode comparecer pessoalmente na secretaria pedagógica, à rua São Bento, 808, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados podem se inscrever para apenas um curso. Depois de inscrito, é preciso cumprir duas fases eliminatórias. A primeira é comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento.

Essa etapa consistirá de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical e de acordo com a faixa etária.

A segunda fase envolve entrevista (candidatos sem conhecimento musical) ou teste prático (para aqueles com conhecimento). A lista das obras exigida no teste pode ser acessada no regulamento completo no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Todos os cursos são gratuitos. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à de vagas, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção.

Os candidatos da lista de espera serão chamados, nos casos de evasão de alunos, durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da assessoria pedagógica da instituição.