Operação da Polí­cia Civil visa coibir crimes de roubos e furtos no centro





A Polícia Civil iniciou ontem, terça-feira, 20, e realiza até o próximo sábado, 31, a Operação Final de Ano. Neste período, agentes fazem policiamento preventivo especializado, na região central. A medida visa coibir a prática de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, principalmente nas proximidades das agências bancárias.

De acordo com o delegado Emanuel dos Santos Françani, titular da Delegacia de Polícia de Tatuí, a operação tem como objetivo aumentar a segurança de cidadãos na semana em que o comércio tem maior movimento, devido às compras de presentes natalinos e ao saque da segunda parcela do 13º salário.

“Ao todo, são dez policiais para a realização da operação. Eles circulam pela região central da cidade das 10h às 22h”, contou o delegado.

A expectativa da Polícia Civil é de que os índices de criminalidade se mantenham baixos durante as semanas que antecedem o Natal e o Ano-Novo. A operação é feita pelo próprio efetivo da Polícia Civil. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também trabalham com reforço de efetivo na região central.

“Cada efetivo tem o seu plano de trabalho, porém, vamos trabalhar em sintonia com as outras forças de segurança”, disse.

O plantão policial funcionará normalmente, 24h, no sábado e no domingo, dias 24 e 25, respectivamente, véspera e feriado de Natal. Na semana que vem, o expediente também será normal, na véspera e no dia de Ano-Novo.

O plantão contará com o efetivo de três funcionários mais um delegado. Porém, terá “reforço em sobreaviso”, caso ocorra alguma ocorrência grave nos dias de festas de fim de ano.

A Delegacia de Polícia de Tatuí e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) permanecerão fechadas nas vésperas de feriados e nos próprios feriados, como já ocorre nos finais de semana “normais”.

 

Dicas de segurança

Apesar dos reforços dos contingentes policiais durante os dias que antecedem o Natal e o Ano-Novo, o delegado afirmou que a população deve tomar o máximo de cuidado quando circular na região central.

Segundo Françani, quando funcionários forem sacar o 13º salário nos bancos, é preciso que fiquem atentos à movimentação de pessoas por perto e fazer retiradas de “forma fragmentada”. Outra dica do titular é que a população vá acompanhada às agências bancárias quando for sacar o dinheiro.

“Todos têm que tomar cuidados em relação à visibilidade do dinheiro. Não deixá-lo em bolsos de camisas e fazer pequenos saques, para evitar perder todo o dinheiro em caso de roubo”, explicou.

O delegado ainda orientou aos tatuianos que forem viajar durantes as festas para que tomem o “máximo de cuidado” com a segurança das residências, e que avisem vizinhos de confiança sobre a estadia fora da cidade.

“A dica é avisar o vizinho, mesmo que seja uma saída rápida. Se o vizinho notar uma movimentação estranha, ele pode acionar a polícia e evitar furtos e danos maiores ao patrimônio”, ressaltou.

Para Françani, é um erro deixar luzes acesas em tempo integral nas casas durante as viagens. O que parece ser uma medida de segurança pode servir de “dica” ao ladrão.

“Se a luz está acesa às 14h, chama a atenção dos ladrões, pois eles saberão que não tem ninguém em casa”, orientou.