Óleo e acrílico retratam atletas tatuianos nos Jogos Regionais

Pinturas em telas foram feitas a partir de fotos da competição

651
Pinturas reproduzem fotos de atletas tatuianos nos Jogos Regionais (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

O Centro Cultural receberá, a partir de terça-feira, 16, às 19h, a exposição “Esporte com Arte”, de Priscila Carla Simões. A mostra ficará disponível até o dia 6 de maio, uma segunda-feira.

A exposição é uma coletânea de 16 obras desenvolvidas pela artista por meio de fotos de atletas tatuianos que participaram do 62º Jogos Regionais, sediado pelo município, em conjunto com Cerquilho e Boituva, no ano passado.

São telas pintadas a óleo e acrílico, apresentando diversas modalidades esportivas, como vôlei de praia, xadrez e atletismo, por exemplo. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, “dessa forma, a artista lança o olhar expressando nas artes plásticas toda a vocação esportiva e inclusiva”.

A exposição de Priscila pretende frisar a importância do Dia Internacional do Esporte, celebrado em 6 de abril, e “evidenciar a função da arte como princípio original de espelhar o mundo, para enfeitar o dia a dia e para explorar o mundo e o próprio homem”.

A tatuiana possui graduação em educação física na FKB (Faculdade Integrada de Itapetininga) e em artes e pedagogia pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Ainda é pós-graduada em metodologia de artes, intérprete de libras e educação especial.

Publicidade

Priscila afirma que a exposição é uma oportunidade de unir duas paixões: o esporte e a pintura. Ela participou dos Jogos Regionais e o fato de Tatuí voltar a sediar o evento após 42 anos possibilitou que ela pudesse “homenagear a cidade e os atletas que são pouco reconhecidos por lutarem pelas equipes”.

“Creio e tento passar a todos que o esporte e a cultura são essenciais aos jovens e para nossas futuras gerações”, declarou.

Conforme a artista, todos as 16 telas levaram quatro meses para serem pintadas – aproximadamente, uma semana para cada quadro ser confeccionado.

Desde 2003, Priscila é coordenadora pedagógica da prefeitura e, em 2015, está à frente do grupo gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes. Ainda atua como segunda-secretária do Conselho de Políticas Culturais de Tatuí, desde 2017.

Mostrando-se feliz pela primeira exposição – segundo ela, bastante incentivada pelo diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna -, Priscila convida toda a população e os esportistas para prestigiarem a mostra.

“Aguardo a presença da população para conhecer a exposição, principalmente, os atletas e técnicos da nossa cidade nos Jogos Regionais 2018 e dos anos anteriores. Também espero que sirva como incentivo para as novas gerações”, ressaltou Priscila.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove a visitação gratuita diariamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura ainda destaca o trabalho artístico de Priscila na produção da Casa do Papai Noel 2018, exposta durante todo o mês de dezembro no Centro Cultural.

O Centro Cultural está situado na praça Martinho Guedes, 12, centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-3993.

Publicidade