Oficina sobre ‘narrativas’ foca gêneros orais do paí­s





Estão abertas as inscrições para a oficina “Narrativas Tradicionais: Saberes Populares em Projetos Educacionais e Comunitários”. A atividade será realizada a partir deste sábado, 16, e trabalha com os gêneros orais brasileiros: contos, histórias, causos e lendas, “mostrando a sabedoria popular contidas nesses relatos”.

Nesse trabalho, serão analisados contadores tradicionais, suas técnicas e repertório. A oficina discutirá a riqueza de conteúdos e como utilizá-los em projetos educacionais e comunitários. Apontará, ainda, diferentes formas para registrar essas experiências.

Desenvolvida aos sábados, a oficina acontece nos dias 16, 23 e 30 deste mês e dia 13 de junho, das 13h às 18hs, no Casarão do Gervásio, localizado à rua Conselheiro Ramalho, 945, Bexiga, São Paulo. É dirigida a educadores do ensino fundamental I e II, ensino médio, EJA (Ensino de Jovens e Adultos), Mova, também a estudantes de pedagogia, letras, ciências sociais, história, psicologia e demais interessados na cultura tradicional e popular.

A coordenação está a cargo de Daniel D’Andrea, pesquisador, arte-educador, organizador de oficinas sobre narrativas orais e literatura infantil. D’Andrea pesquisa os contadores de histórias tradicionais, recolhe e estuda as narrativas populares e histórias de vida. É também organizador de grupos de contadores mirins.

Mais informações e inscrições pelo e-mail: contando.historias@yahoo.com.br, ou pelo número de telefone (11) 97562-2579.