Oficina abre programa de ponto

 

A oficina de cinema “Projeto Dogma” abre a programação 2017 do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em Tatuí. O evento acontecerá no próximo dia 18, a partir das 13h, sendo ministrado pelo fotógrafo Leandro Watanabe.

Ele será realizado no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), órgão da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, por meio de parceria entre a Prefeitura, o MIS de São Paulo e o governo do Estado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a oficina prática visa criar um curta-metragem. Os participantes trabalharão no roteiro e na gravação, com base nos preceitos do “Dogma95”. Trata-se de movimento cinematográfico criado na Dinamarca em 1995, por Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, que “prezava por uma produção anti-hollywoodiana, mais próxima da realidade”.

Ministrada pelo bacharel em artes visuais, a oficina terá uma breve apresentação das técnicas e regras do Dogma95. Watanabe também incluiu ensino da produção do roteiro.

O oficineiro atua na área de audiovisual como videoartista, roteirista e editor em trabalhos artísticos e cinematográficos. Watanabe também trabalhou nas mostras “CurtaCom” e “Motores Utópicos”, com trabalhos de videoarte e videoinstalação.

Atualmente, trabalha em áreas de arte-educação e cinema, com roteiros, produção de curtas-metragens e edição em longas como “Linha de Fuga”, de Alexandre Stockler, e “Silêncio e Sombra”, de Roberto Maddallena, e na série “(Des)Encontros- Ep. Arthur e Diana”, da Chocolate Filmes, exibido pelo canal Sony.

Na oficina em Tatuí, Watanabe dividirá os participantes em equipes de filmagem. Eles terão direito a usar câmeras filmadoras HD (em alta resolução), microfones, gravadores de som, claquetes e outros equipamentos profissionais.

As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira, 7, sendo realizadas no museu, à praça Manoel Guedes, 98, no centro. Podem participar maiores de 14 anos. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (15) 3259-4969.

O Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Em Tatuí, ele é viabilizado por meio de parceria entre o Museu da Imagem do Som e a Prefeitura.

O programa possibilita “uma gama de atividades” na agenda do Museu “Paulo Setúbal”. Entre elas: exibição cinematográfica, oficinas e exposições.