Oficializadas a rota de revezamento da tocha olí­mpica e a programação





A Prefeitura e o Comitê Olímpico divulgaram neste mês, oficialmente, a rota e a programação das festividades da passagem da tocha olímpica pela cidade. O evento acontecerá neste domingo, 17, com atrações que incluem música a partir das 8h.

Uma programação com diferentes estilos musicais foi preparada pela organização do evento. O palco de apresentações será o coreto da Praça da Matriz, com participação de grupos de cidades da região, que não tiveram a oportunidade de receber o fogo olímpico. Entre eles, a Orquestra Viola Caipira, de Porangaba, e a Corporação Musical Portofelicense, de Porto Feliz.

O cronograma prevê, ainda, apresentação de escolas municipais e grupos como a Banda Sinfônica Jovem da Associação Cultural Pró-Arte de Tatuí, o Cordão dos Bichos, o Coral Les Ensembles e o grupo Seresteiros com Ternura.

Em nota, o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Roberto Rizek, disse que as atrações foram estruturadas para apresentar um panorama do cenário cultural da cidade. Tatuí é conhecida nacional e internacionalmente como “Capital da Música”.

“Em locais estratégicos, teremos apresentações de músicos do Conservatório e na Praça da Matriz haverá a concentração dos espetáculos. Nossa cidade vai receber de braços abertos, a tocha olímpica e com o melhor da música. Esse momento ficará marcado em nossa história”, assegurou.

Em Tatuí, o revezamento será feito por 11 pessoas e não por 20 como inicialmente havia sido divulgado. Um dos condutores é o advogado aposentado, Simeão José Sobral.

Em junho, ele assumiu pela terceira vez a presidência do Rotary Clube de Tatuí. Neste ano, no mês de novembro, o aposentado completa cem anos de idade.

“Eu estou honrado por fazer parte deste momento histórico do Brasil. Sempre fui apaixonado por esportes e será emocionante conduzir a tocha. Espero que o espírito de união das Olimpíadas seja um passo para a paz do nosso pais”, disse por meio de nota divulgada pela comunicação do Executivo.

O revezamento está previsto para começar às 12h, com saída no início da rua 11 de Agosto, em frente à Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”. O percurso é de 2,2 quilômetros, passando pelas ruas Santo Antônio, Prudente de Moraes, pelo Largo do Mercado, rua 15 de Novembro e terminando na São Bento, em frente ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Lá, uma atração musical surpresa fará a despedida da tocha na cidade.

Trânsito

Na semana passada, pessoas que residem na rota do revezamento receberam carta com informações sobre os procedimentos a serem adotados. Por conta da passagem da tocha olímpica, as ruas ficarão fechadas.

De modo a organizar a entrada e saída de moradores, o Executivo instalou faixas em diversos pontos. As orientações também são destinadas à população.

A Prefeitura informou, ainda, que haverá mudanças no transporte coletivo. No domingo, ônibus de transporte público não passarão pela rua 11 de Agosto. O terminal para embarque de passageiros que funciona no Mercado Municipal será transferido excepcionalmente para a praça Paulo Setúbal (Barão).