Odimar Martins obtém premiação em festival na cidade de Paranavaí­

 

A poesia “O homem que apagava estrelas” deu ao tatuiano Odimar Martins reconhecimento nacional. Ele conquistou o troféu denominado “Barriguda” neste mês. A premiação aconteceu na noite do sábado da semana passada, dia 19.

Martins concorreu com mais de 400 artistas na categoria poesia. Em 2016, o Femup (Festival de Música e Poesia de Paranavaí) recebeu um total de 900 inscrições, somando os trabalhos entregues por concorrentes em conto e música.

O evento é realizado desde 1966 na cidade de Paranavaí, no Paraná. De acordo com o poeta tatuiano, ele é considerado um dos mais concorridos por escritos brasileiros. Neste ano, Martins conseguiu classificação entre os nove nacionais.

Ininterrupta, a premiação é citada por Martins como a mais antiga do Brasil. “Só perde em antiguidade para outro festival do Rio de Janeiro que, às vezes, não é realizado”, disse.

A ideia da premiação surgiu do professor Gomes da Silva. Em 1966, ele promoveu o primeiro curso de oratória e liderança de Paranavaí. Na época, a capacitação era voltada para alunos do curso clássico, da unidade que ele lecionava.

“Entusiasmados com o brilho do professor, os alunos pensaram em fazer uma ‘noite de arte’, envolvendo declamação, poesia e música”, consta em texto histórico do evento. A ideia, então, foi levada ao educador que resolveu colocá-la em prática. Silva aconselhou os estudantes a batizar o evento de festival.

No ano de 1968, em seu terceiro ano, evento “ganhou um companheiro”: agregou o 1o Concurso Literário de Contos. A partir de então, passou a se chamar “Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos”.

Em 1973, a organização acrescentou o concurso de música popular ao Femup. A disputa realizada pela Fundação Cultural da cidade de Paranavaí reúne artistas de várias partes do Brasil, inclusive de brasileiros que residem em outros países.

De 2001 em diante, o festival deu início a uma nova etapa. Implantou a fase regional para resgatar, de certa forma, o público em geral. Desta forma, começou interagir mais com os artistas das várias cidades da microrregião da cidade sede.