O Progresso lança série on-line e em papel sobre 90 anos do XI

Textos sairão no impresso; vídeos em redes sociais começam hoje

530
Publicidade
Siltec

O jornal O Progresso apresenta nesta semana uma novidade aos leitores: lança a partir desta quarta-feira, 31, uma série especial sobre os 90 anos da Associação Atlética XI de Agosto em duas plataformas, a impressa e a digital.

A história de um dos clubes mais tradicionais da cidade será recontada em reportagens e vídeos. Os textos comporão caderno especial a ser veiculado como encarte da edição do dia 11 de agosto, data da celebração dos 193 anos de Tatuí. Todos os assinantes receberão exclusivamente o impresso.

Já os vídeos terão edições curtas e estendidas e acesso livre por meio de canal no YouTube e das redes digitais. Eles foram produzidos pelo jornalista Cristiano Mota, a partir de entrevistas realizadas ao longo do mês de julho com personalidades que contribuíram com a trajetória de sucesso do clube “xiano”.

O conteúdo audiovisual será divulgado, diária e preliminarmente, em versões curtas. A primeira publicação que vai ao ar hoje traz trechos da conversa com o advogado Simeão José Sobral, que torce pelo XI de Agosto desde os 12 anos. A entrevista com Simeão José Sobral pode ser vista aqui: https://youtu.be/qu6moT7IUq0

Prestes a completar 103 anos de idade (o aniversário dele será em novembro), Simeão se tornou presidente da associação em três ocasiões. Ele ainda dirigiu a Faculdade de Educação Física, que funcionou nas dependências da associação atlética, onde deu aulas de “problemas brasileiros”.

Publicidade
Siltec

Os demais entrevistados são: Evandro Mantegazza Moreira, atual presidente; Wisner Santos Castilho, presidente entre 2013 e 2014 e atual membro de diretoria; José Tarcísio Ribeiro, que dirigiu o clube entre 1999 e 2001; e Jorge Rizek, produtor cultural e responsável pela criação do American Bar Trololó, que funcionou no ginásio agostino, e do baile do Vermelho e Preto.

Também contribuíram com testemunhos jogadores responsáveis por incluir nova modalidade ao clube. Luís Machado Lourenço, o Abud; Luiz Fernando da Silva, o Nando; e Marcos Adelino, o Adelino, representam a primeira geração de jovens que disputaram futebol de salão, como era chamado na década de 60 o futsal. Até então, o XI investia somente no futebol de campo.

A versão estendida das entrevistas será publicada ainda em agosto, após as comemorações do aniversário da cidade. Os vídeos ficarão disponíveis nas plataformas digitais e poderão ser cedidos ao acervo da agremiação.

O especial traz reportagens que traçam uma espécie de linha do tempo. A história tem início com a formação do time, a partir do encontro de jovens no famoso Bar XV, de propriedade de Aristides Pais de Almeida.

Segue com a luta dos agostinos por encontrar um espaço próprio, além das incontáveis campanhas da diretoria para a construção e, posterior, reforma do campo.

A série foi produzida com a colaboração da diretoria do clube. Ela inclui fatos curiosos, relacionados às conquistas dos agostinos, garimpados nos registros de O Progresso. O jornal, aliás, completou 97 anos ontem, terça-feira, 30, e traz em suas páginas todas as transformações pelas quais passaram o XI.

Publicidade
Siltec