‘O Progresso’ faz 92 anos e atinge 5.826 edições na quarta, 30

226
Publicidade





A quarta-feira, 30 de julho, marcou os 92 anos de fundação do jornal O Progresso. Periódico que sustenta o título de mais longevo da “Cidade Ternura”, o bissemanário atinge, concomitantemente com a data, a marca de 5.826 edições.

Fundada em 1922, a publicação ganhou, em 2012, tabloide especial, por conta dos 90 anos de existência. Noticiando fatos históricos, o jornal passou por uma série de mudanças, que incluíram proprietários, direção e projeto gráfico.

Seguindo a linha de novidades apresentadas pela efeméride dos 90 anos, houve o lançamento de “O Progresso em Revista” e a reestruturação do canal virtual. O site anterior ganhou novos recursos, sendo transformado em “O Progresso Digital”, consolidando-o como um dos mais acessados da região.

Dados do Google Analytics apontam que usuários de internet acessaram as páginas do bissemanário em 78 países entre o dia 1º de janeiro deste ano e 30 de julho. Os relatórios mostram leituras de páginas feitas em Togo, na África, e Saint Barthélemy (São Bartolomeu), uma ilha com 21 quilômetros quadrados de extensão territorial situada perto de Porto Rico e que pertence à França.

Publicidade

Além do incremento do portal, o bissemanário ampliou o relacionamento com os leitores virtuais por meio das redes sociais. Em 2013, O Progresso ganhou perfis no Twitter, Facebook e Google+. No ano anterior, publicou os primeiros vídeos no YouTube, da série de entrevistas com candidatos a prefeito.

Também em 2013, o periódico impresso registrou sua mais recente mudança gráfica: renovou logotipo. A novidade passou a valer a partir da edição de número 5.746, a qual exibia identidade visual moderna, com “equilíbrio”, e que fechou o ciclo de renovações iniciado em junho de 2012 com os 90 anos.

Criado pelo publicitário e desenhista Fábio Antunes dos Santos, o novo logotipo inclui a inscrição “O Jornal da Cidade Ternura”. Inserida a partir de estudo de renovação da marca, ela reforça um dos títulos de Tatuí, surgido em artigo de Osmar Pimentel, publicado no jornal em 14 de outubro de 1934.

O novo logotipo é o sétimo utilizado por O Progresso desde sua fundação. Além do veículo impresso, ele está presente em todo o material de divulgação da empresa, figurando e unificando visualmente a capa de seus três veículos: o bissemanário, “O Progresso Digital” e “O Progresso em Revista”.

A revista terá edição comemorativa neste mês, contemplando os 30 anos de colunismo de Jorge Rizek. As reportagens são assinadas por Deise Juliana de Oliveira Voigt, gerente de comunicação do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.


Publicidade