O poder da música – parte III

Em 1875, o psiquiatra francês Chonet reportou casos de cura pela música, como o de uma jovem epilética. Em 1936, o Dr. Altschuller doEloise Mental Hospital, de Detroit, EUA, iniciou estudos sobre reabilitação de enfermos com música, e em 1944, o sueco Aleks Pontvik criou o Instituto de Terapia Musical, reportando curas que vão da asma à hipertensão. René deCastro, no “Diário de São Paulo” de 1° de novembro de 1951, chega a dividir a ideia em categorias: violino para os deprimidos, flauta para os tuberculosos,Beethoven para reumáticos e Mozart para cardíacos.

Hal Lingerman publicou “As Energias Curativas da Música”, em quesugere, baseado em pesquisas, peças para as mais diversas horas do dia.Seu texto aconselha, para os que se levantam, alguma música calma, que prepare o primeiro contato com a dura realidade do dia adia. Para os que apenas acordam, mas querem tiraraquela soneca preguiçosa, algo como os concertos para flauta de Vivaldi ou o “Concerto para Clarineta” de Mozart. Para acompanhamento musical de um jantar, para boa digestão,sugere evitar percussão pesada, como tímpanos e tambores diversos, além de metais como trombones e trompetes.E recomenda para jantares e almoços o “Concerto para Piano nº 1” de Chopin,além, claro, da “Música para Refeições”, de Telemann.

Após um dia estafante de trabalho, ainda segundo Lingerman, coisas alegres e suaves, como o “Canon de Pachelbel” ou o “Clair de Lune”, de Debussy. Finalmente, como recurso para combater um dos males que afligem parte da humanidade, a insônia, subproduto do ritmo de vida neurótico, barulhento e angustiante das metrópoles, Lingerman recomenda o “Prelúdio à Tarde de Um Fauno”, de Debussy, ou ainda o “Acalanto” de Brahms. Mas tiro e queda, mesmo, ele diz ser a “Ária da Corda Sol”, de Bach – garantia de um sono verdadeira­mente relaxante. Diante desses argumentos, pode-se concluir que a felicidade do dia inteiro parece caber em um simples e único CD.

Gênio da física apaixonado por música, Albert Einstein, criador da Teoria da Relatividade e um dos mais poderososcérebros já nascidos neste planeta, adora­va seu violino, que costumava tocar para relaxar (ao ouvir Yehudi Menuhin pela primeira vez, Einstein disse que passou a ter convicção ainda mais profunda de que Deus realmente existe). Tocava seu violino enquanto maquinava na cabeça cálculos e teorias tão abstratos quanto inalcançáveis para os pobres mortais. Revolucionou a física e o pensa­mento científico modernos, e não era um músico medíocre, a se depreenderdasraríssimas gravações disponíveis,como uma performance ao violino com acompanhamento de piano,coisa bastante musical.Parece que só não foi um ótimo violinista porque a dedicação à física não lhe dava o tempo de praticaro mínimo para manter a técnica. Prova de que inteligência e talento musical não estão neces­sariamente divorciados, até pelo contrário, costumam caminhar de mãos dadas.

Um dos primeiros compositores que souberam aproveitar seus dotes artísticos para arrancar dinheiro de reis, papas e nobres, ao mesmo tempo em que produzia grande número de encomendas para particulares, foi o renascentista Josquin des Prés (1440-1521), da Picardia francesa, que viveu na Itália. Josquin chegou a receber pedidos de toda a Europa para as mais diversas ocasiões. Temperamental, mesmo solicitado frequentemente, não se descuidava do lazer, compondo apenas quando dava na telha, descumprindo caprichosamente a maioria dos prazos.

A Igrejamuito utilizou as cativantes propriedades espirituais da Música. No lindo canto gregoriano, no século VI, vozes graves e sinuosos melismas (arabescos melódicos ornamentais) tinham a singular propriedade de prender a atenção dos fiéis durante o culto,elevando seus espíritosà comunhão com Deus. Também chamado cantochão, o canto gre­gorianoremonta à época do papa Gregório I, que normatizou a Música religiosa. Nada a ver com outro papaGregório, o XIII, que decretou novo calendário, escamoteando para isso 11 dias de nossa História e fazendo conta de chegada com o ano bissexto. A música, antes subjugada ao poder da religião,passoua progredir fora da Igreja durante o classicismo,quando na pressa cega de escapar das amarras eclesiásticas infelizmente foi caindo nas malhas de governantes de várias estirpes e ambiciosos empresários.

Não é à toa que muitas igrejas que agora proliferam no mundo, a reboque da propaganda e da mídia, utilizam teclados, guitarras, baterias e canções de louvor para cativar seus jovens frequentadores, antigo privilégio quase exclusivo de certos segmentos evangélicos, desde Lutero e os grandes compositores protestantes, como Bach. Já um padre chamado Marcelo Rossi, astro carismático de quase dois metros de altura, vendeu milhões de cópias de CDs com as músicas cantadas e dançadas em seus shows­-missas (e como se trata de certo tipo de modismo, umastro religioso tanto pode ser seduzido por alguma TV de olho em seu sucesso quanto ter caído no esquecimento em algum tempo, destino frequente de estrelas de rápida ascensão).

Juca Chavespensa que uma coisa pode ser igual à outra: após um show em Salvador, em 1999, um fã perguntou-lhe por que ele não havia feito qualquer piada sobre o todo-poderoso senador baiano Antonio Carlos Magalhães. Juca respondeu que só contava anedotas sobre política, nunca sobre religião.Por fim, rendendo-se à TV e à mídia eletrônica, a música foi perdendo qualidade e se transvestindo,passando a moldar o gosto do povo. (Continua na próxima edição).