Novotec amplia acesso ao ensino superior

Concluída aula inaugural dos cursos de administração e desenvolvimento de sistemas

512
Alunos da Fatec, Etec e autoridades participam da aula inaugural dos cursos do Novotec (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Siltec
Da reportagem

Nesta segunda-feira, 10, a Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” e a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Tatuí) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, em parceria com a prefeitura, realizaram a aula inaugural dos cursos de administração e desenvolvimento de sistemas.

As duas turmas fazem parte do “Novotec” e são as primeiras da nova categoria que oferece ensino médio integrado com o técnico além de habilitação profissional, sendo composta por 80 alunos – 40 estudantes por curso.

As duas turmas iniciaram as aulas na quinta-feira, 6. Elas funcionam no sistema de salas descentralizadas e os cursos são ministrados na Fatec, no período da tarde (das 13h às 18h30).

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza (responsável pela administração das Fatecs e Etecs), com a Secretaria Estadual da Educação e a prefeitura de Tatuí.

A cerimônia reuniu estudantes e professores das duas instituições de ensino (Etec e Fatec), além de autoridades municipais, em uma palestra com Ernesto Haberkorn, sócio-diretor da ERPFlex e da Microsiga – TOTVS, responsável pelo projeto “TOTVS dá Educação”.

Publicidade
Siltec

A mesa de honra esteve composta pelo diretor da Fatec, Mauro Tomazela; pela prefeita Maria José Vieira de Camargo; pela diretora da Etec, Beatriz Soares Amaro; pelo secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; pela gestora pedagógica das Fatecs, professora Juliana Tonon Oliveira; pelo vice-diretor da Fatec, Anderson Souza; e pela coordenadora da unidade descentralizada Etec/Fatec, Maria Carolina Oliveira e Silva.

Tomazela iniciou os discursos agradecendo a parceria entre as escolas e a prefeitura e destacando que o projeto é inédito no município e na região. Três unidades do Centro Paula Souza foram selecionadas para oferecer o programa Novotec: Tatuí, Sorocaba e Itu.

“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos juntando aqui os professores da Etec e da Fatec em um projeto que começou no CPS, para que a gente consiga, em parceria com empresas e a prefeitura, afinar as formações profissionais das nossas instituições com as necessidades dos mercados regionais, o que representa muito para nós”, declarou o diretor.

Beatriz apontou que o trabalho realizado pelas duas instituições de ensino em Tatuí “chamaram a atenção do Centro Paula Souza” e, a partir disso, as unidades foram convidadas a conhecer o programa, no ano passado, e oferecer as aulas do Novotec no município.

“Entre tantas Fatec e Etecs, as nossas se destacaram. Nós amamos a ideia, mas precisávamos de uma parceria com a prefeitura para aceitar este desafio. Fomos até a prefeita apresentar o projeto e lá, recebidos com muita atenção, tivemos todo o apoio necessário para a implantação do Novotec”, declarou a diretora.

Beatriz explicou que, com a parceria, a Fatec será usada como unidade descentralizada. O corpo docente da Etec é responsável pelas aulas do Novotec e, dentro da Fatec, vai preparar os alunos para o ensino superior.

“Como não se orgulhar de representar uma instituição tão inovadora como o Centro Paula Souza. O CPS é uma instituição de ensino que busca a excelência no ensino e oferecer educação pública de qualidade para todos, por isso estamos aqui”, reforçou a diretora.

Ela destacou entre os indicadores que atestam a excelência do ensino os altos índices de empregabilidade. Segundo pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional, nove em cada dez alunos de Fatecs e três em cada quatro estudantes de Etecs estão trabalhando em até um ano depois de formados.

“Nós já fazíamos diferença na vida de muitos alunos. Agora, com essa parceria com a prefeitura e também de empresas privadas, só vamos melhorar, argumentou Beatriz.

O secretário da Educação enfatizou que os alunos que ingressaram nos dois cursos oferecidos pelo Novotec “estão tendo grande oportunidade de alcançar uma formação de qualidade de forma gratuita”.

(foto: Diléa Silva)

“É uma alegria poder receber algo desta qualidade na educação. Esta modalidade vem para mexer com o dia a dia dos nossos jovens. É isso que nós buscamos a todo o momento. Um evento como este é muito grandioso para a vida de todos”, iniciou o secretário.

“Fazer um ensino médio de qualidade é muito difícil, e vocês estão tendo a oportunidade de, já no ensino médio vivenciar algo que é sem custo e de uma entidade extremamente renomada, já com a possibilidade de dar continuidade também com a Fatec. Então, aproveitem muito”, disse Cardoso, dirigindo-se aos estudantes.

A prefeita, por sua vez, agradeceu aos diretores das duas unidades tatuianas de ensino e destacou alguns dos pontos que podem ser melhorados por meio da parceria com o Centro Paula Souza, Etec e Fatec.

“É uma grande satisfação participar desta aula inaugural. A educação tem sido uma prioridade do nosso município, e este projeto é um ganho extraordinário. São dois cursos em novo modelo de ensino que será referência”, declarou a prefeita.

Após os discursos, aconteceu a aula inaugural, ministrada pelo professor Haberkorn, que também é sócio-diretor da TI Educacional – Cursos e sistemas, empresa que ministra cursos de tecnologia da informação que faz parte das ações da ERPFlex.

A O Progresso, Beatriz destacou que, além de facilitar o ingresso no ensino superior, o Novotec também permitiu aproximar o ensino médio e técnico à região da vila Angélica – que ainda não contava com nenhuma dessas categorias de ensino.

“Havia demanda para novos cursos, porém, temos um número de salas limitado dentro do prédio da Etec. Então, o Centro Paulo Souza autorizou a formação de salas descentralizadas em uma nova região do município”, contou a diretora.

Ela explicou que o novo curso tem a mesma configuração do Etim, modalidade já oferecida pela Etec, na qual o aluno faz o curso técnico integrado às disciplinas do ensino médio e, ao final, sai com diploma de técnico e certificado de conclusão do ensino médio.

Contudo, ressaltou que a nova modalidade tem como diferencial o conteúdo. “No Novotec, os cursos têm uma grade curricular mais enxuta, e as aulas são especificamente voltadas à habilitação profissional. Ou seja, vão preparar o estudante para o mercado de trabalho”, acentuou.

Publicidade
Siltec

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome