Novo órgão turístico “Visite Tatuí” agenda assembleia para sexta-feira

Museu Histórico “Paulo Setúbal” receberá a assembleia do Visite Tatuí (foto: arquivo O Progresso)

Na próxima sexta-feira, 10, uma assembleia oficializará a criação da associação Tatuí e Região Convention & Visitors Bureau, denominada “Visite Tatuí – Raízes do Interior Paulista”. O encontro ocorrerá no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a partir das 9h30.

O novo órgão visa promover e fomentar o turismo com a divulgação de destinos e a captação de mais eventos, por meio de planejamento específico para o município e as cidades vizinhas.

A assembleia terá início às 9h30, com recepção musical, cadastramento e “coffee break”. Às 10h, haverá palestra sobre a importância do “Convention” para o destino, ministrada por Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

O consultor técnico da UneDestinos (União Nacional de CVBx – Convention e Visitors Bureau – e Entidades de Destinos) e presidente do Skal São Paulo, Aristides de La Plata Cury, que esteve auxiliando o município na criação da associação, fará chamamento e leitura do estatuto do órgão, às 10h30.

Na sequência, às 11h, haverá a constituição e eleição da diretoria fundadora e do presidente executivo do “Visite Tatuí”, antes do encerramento, previsto para as 11h30.

Conforme Cury, os CVBx possuem reconhecimento mundial “como uma receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de negócios, através de entidades agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de uma cidade ou região, para aumentar o fluxo de visitantes”.

Os associados de CVBx são, em grande maioria, a rede hoteleira, grandes empresas, governos, entidades de classe e mantenedores, como prestadores de serviços nas áreas de eventos, agências de viagens, receptivos, restaurantes e empresas aéreas.

De acordo com o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano, algumas das associações e entidades vinculadas ao Visite Tatuí são: o Sítio do Carroção, Hotel Del Fiol, Hípica Centaurus, Castelo Park Aquático, ACE (Associação Comercial e Empresarial), Sindicato Rural Patronal e Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce de Tatuí).

Graziano reforça que “a intenção do Visite Tatuí é promover, capacitar e gerar eventos aos municípios da região, dando incentivo para o turismo como um todo – como o turismo de entretenimento, de lazer e de negócios”.

Conforme o empresário, será uma organização independente não governamental, mas que irá trabalhar em conjunto com o Comtur “para ajudar na promoção da cidade, melhorando toda a rede hoteleira, restaurantes e lojas”.

Para Graziano, a criação do órgão vai ao encontro da atual intenção da cidade, atualmente classificada como MIT (município de interesse turístico), ao pleitear-se como estância turística.

“O Visite Tatuí, juntamente com o Comtur, são fundamentais para buscar o título de estância turística. Isso mostra que não é apenas o poder público que está engajado por esse título, mas, sim, toda a cidade”, assegurou o empresário.

De acordo com ele, a assembleia será uma oportunidade de as pessoas escutarem, do presidente do CVBx de São Paulo e de todo o trade turístico regional, que Tatuí, realmente, possui potencial turístico. Segundo ele, os propósitos buscados pelo Comtur, para alguns munícipes, às vezes, “podem parecer utópicos”.

O presidente do Comtur salienta a importância do apoio da população para promover o turismo no município. Graziano destaca que “o Visite Tatuí deve envolver a população com pessoas que possuam mão de obra qualificada e conhecimento sobre a história da cidade e o turismo local, para criar uma perspectiva que permita aos munícipes entenderem a capacidade turística da cidade”.

“O turismo não é feito apenas de praias e montanhas, há outras vertentes que podem ser exploradas. Pessoas de fora acreditam no potencial turístico de Tatuí, e precisamos fazer com que a população enxergue da mesma forma”, finalizou Graziano.