Nove ‘estaduais’ em Tatuí­ recebem matrí­culas para o segundo semestre





Nove escolas estaduais de Tatuí estão com matrículas abertas para o segundo semestre do ano letivo. As unidades devem retomar as aulas no próximo dia 3, conforme comunicado enviado à imprensa pela assessoria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O prazo vale para todas as 5.000 unidades da rede.

Os interessados ou os pais das crianças e dos jovens devem comparecer às escolas para realizar cadastro. É preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Estudantes vindos de outras redes ou estados também podem fazer o cadastro durante o mês de julho. Em São Paulo, o Estado oferece classes do ensino fundamental para anos iniciais e finais, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

No caso dos estudantes menores de 18 anos, a inscrição deve ser efetivada pelos pais ou responsáveis. A apresentação do histórico escolar é recomendável.

Para aqueles que, por qualquer razão não tiverem o documento em mãos, a escola marcará um prazo para a entrega. Ou a unidade escolar pode aplicar uma prova para identificar a série correspondente. A ausência do histórico não impede a matrícula.

O período de recesso também pode ser utilizado para transferência. A solicitação é válida para estudantes já matriculados na rede e que, por motivo de mudança de bairro ou município após o início do ano letivo, precisam de vaga em outra escola. Para garantir o deslocamento é preciso comparecer a qualquer escola próxima a nova residência e formalizar o pedido.

A secretaria informou, ainda, que as unidades de ensino da Educação estão de portas abertas para alunos de outras nacionalidades e que desejam estudar em São Paulo. Atualmente, eles são mais de 8.000 estudantes, incluindo bolivianos, coreanos, japoneses e até haitianos. Para fazer a matrícula, a família deve apresentar nas escolas um documento válido de identidade, como o passaporte ou o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

Em Tatuí, as matrículas podem ser feitas na “Professora Altina Maynardes de Araújo”, na rua Teófilo Andrade Gama, 800, no Boqueirão. Também na “Professor Ary de Almeida Sinisgalli”, na rua Cecílio Boneder, 428, na vila Esperança.

As matrículas também acontecem na “Barão de Suruí”, à praça Paulo Setúbal, 101, no centro; “Chico Pereira”, localizada à rua Santo Antonio, 249, também no centro; “Fernando Guedes de Moraes”, situado à rua Antonio Jarbas Vieira Barros, 205, no Jardim Lucila; e “Professor José Celso de Mello”, na rua Alberto Quinto Labronini, 62, no CDHU “Orlando Lisboa”.

Também recebem para 2o semestre as escolas “Professor Deócles Vieira de Camargo”, na rua 7 de Maio, 828, no centro; “Professora Lienette Avalone Ribeiro”, localizada à rua Licínio Alves da Cruz, 140, Parque Santa Maria; e “Semíramis Turelli Azevedo”, à rua Gladys Bernardes Minhoto, 411, no Jardim Tóquio.

“A rede estadual paulista é a maior da América Latina e figura entre os melhores sistemas de ensino do país. Para garantir a qualidade em todos os municípios do Estado, a Secretaria adota currículo e material didático unificados”, declarou, também, por meio de assessoria, o secretário Herman Voorwald.

Segundo ele, os alunos têm a chance de estender a jornada de estudos em escolas de tempo integral e nas atividades nos centros de estudos de línguas.