Nova pediatria da Santa Casa é inaugurada

    Ala, lactário e brinquedoteca foram concretizados pela prefeitura com apoio do Lions

    653
    Autoridades e representantes do Lions Clube de Tatuí descerram fita inaugural da nova pediatria da Santa Casa (foto: Eduardo Domingues)
    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec
    EleService institucional

    A nova ala da pediatria “Bepe Vanni”, uma brinquedoteca e o novo lactário foram inaugurados na manhã de sábado, 11, no segundo andar da Maternidade “Maria Odete Campos Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia.

    A ala conta com 16 leitos, sendo dez berços e seis camas. Em número de quartos, são dez, sendo cinco de internações, dois de isolamentos, um de emergência, um de punção venosa e a brinquedoteca. No local, ainda foi entregue o novo lactário.

    O espaço foi todo reformado pela prefeitura e pela equipe do Projeto “Abrace a Santa Casa”. A antiga pediatria funcionava no prédio velho do hospital, construído na década de 1940.

    A ação teve apoio de voluntários, como o Lions Clube, que doou aporte de R$ 10 mil à construção da nova brinquedoteca, por meio de uma atividade social desenvolvida pela professora Kátia Maria de Brito Meneses, esposa do governador do Distrito LC-2, Oberlan Ramos de Meneses. Ela coordena a equipe feminina “Promoção Humana”.

    A arquiteta Raquelle Vioto fez a doação do projeto arquitetônico do novo espaço e a empresa Lukscolor, a doação das tintas.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra
    EleService institucional

    O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) contribuiu graças à “Campanha dos Lacres”, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, e ao Bazar Solidário, além de efetivar a confecção dos protetores de berço.

    A Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, doou 700 lâmpadas de led, que substituíram as luzes dos prédios da maternidade, da Santa Casa e do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”.

    A cerimônia de inauguração da nova pediatria contou com a presença da prefeita Maria José Viera de Camargo; do assessor parlamentar Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, representando o deputado federal Samuel Moreira, da arquiteta Raquelle; do padre Lorival de Oliveira Pedro, pároco e reitor do Santuário São Judas Tadeu; secretários municipais, vereadores e representantes das entidades. Ainda houve a participação musical de Duo Bravo.

    Na abertura da cerimônia, o padre Lorival abençoou com água benta a nova pediatria e as chaves do prédio. Recentemente, ele viajou a Jerusalém, em Israel, e revelou ter feito orações por Tatuí. Ainda entregou à prefeita Maria José um terço que passou pelo Santo Sepulcro.

    A coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa e voluntária do Fusstat, Alessandra Vieira de Camargo Teles, agradeceu pelas parcerias e campanhas que permitiram a reforma da nova ala.

    Ela ressaltou a confiança dada pela mãe e prefeita Maria José à colaboração de Paula Faria e Cíntia Yamamoto, além de todas as funcionárias da Santa Casa, para “colocar todos os sonhos em prática”.

    Alessandra afirmou que a equipe gostaria de um espaço humanizado dentro da pediatria, “para atender e dar um pouco mais de leveza para as crianças que precisarem ficar internadas no local”. O espaço acabou se configurando na brinquedoteca, desenhada voluntariamente pela arquiteta Raquelle.

    A coordenadora do projeto, no entanto, reconheceu que a brinquedoteca seria um “acessório” diante de todos as necessidades da maternidade.

    Segundo ela, a implementação da sala iria demandar todo o recurso disponível, exigindo novas campanhas para a sequência das atividades da Santa Casa.

    Alessandra revelou que, então, comentara sobre a situação com o chefe de gabinete do Executivo, Christian Pereira de Camargo, em um dia e, no outro, o Lions Clube, por meio da equipe feminina Promoção Humana, propôs-se a ajudar.

    O presidente do Lions Clube de Tatuí, Mário Celestino Peixoto, destacou mais uma parceria da entidade com a prefeitura e afirmou o desejo de que a “união continue sempre, pois está rendendo frutos”.

    Meneses reforçou que todas as campanhas desenvolvidas pelo Lions têm as arrecadações 100% destinadas à caridade e, por esse motivo, o clube de serviços é considerado “uma das organizações da área de serviços mais sérias do mundo”.

    Conforme Meneses, a população deve fazer a própria parte como voluntária. “Não adianta nada cobrar do poder público se não exercer a função de cidadão”, pontuou.

    Gonzaga e o presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu, relembraram da intervenção que a Santa Casa sofrera em 2008. Conforme Gonzaga, a UTI (unidade de tratamento intensivo) seria fechada e havia interesse em transferir para o local a maternidade, que tinha a situação estrutural do prédio precária.

    “A maternidade tinha trincas nas paredes, pelas quais era possíveis ver de um quarto o que estava acontecendo no quarto vizinho. O prédio estava para cair”, expôs.

    Provedor da Santa Casa em 2008, Abreu ressaltou a situação financeira do hospital. Segundo ele, na época, a unidade de saúde não tinha balancete. Porém, o atual vereador assegura que, em conjunto, com uma equipe técnica, conseguiu todas as CNDs (certidões negativas de débitos), sendo possível tirar a Santa Casa de uma situação crítica.

    Conforme Abreu, com a ajuda dos funcionários do hospital, do Lions Clube e de Gonzaga, conseguiu a reforma da lavanderia, da cozinha e dos quartos, além de consertar “o esgoto, que estava estourado, e a maternidade, que se encontrava em uma situação deplorável”.

    Entretanto, Abreu afirma que a administração anterior “colocou gente incompetente para administrar o hospital, deixando-o, novamente, em situação precária”. Segundo ele, atualmente, “a prefeita Maria José, junto com toda a equipe, está levantando a Santa Casa”.

    Abreu ainda declarou que a Santa Casa possui dívida de mais de R$ 25 milhões, as quais não seria possível quitar “de um dia para o outro”. Segundo ele, é preciso atrair novos convênios.

    A prefeita Maria José falou sobre a situação da Santa Casa em 2017, quando assumiu a prefeitura. Segundo ela, os funcionários estavam em greve por falta de pagamento, a UTI, praticamente desativada, o Banco de Sangue, fechado e o centro cirúrgico, sem realizar cirurgias havia mais de dois meses.

    Ela lembrou que resolvera agir, “pagando os salários, reativando a UTI e, com o apoio do Lions, foi possível reabrir o Banco de Sangue”. Maria José ainda destacou o trabalho do Projeto Abrace a Santa Casa – Adote um Quarto”, de parceiros e voluntários, que permitiram a reforma de 33 quartos e 111 leitos.

    “Quando entro nesse espaço, agradeço sempre a transformação que a cada dia aqui acontece, sem parar. São mãos generosas que se juntam a nós e fazem toda a diferença”, salientou.

    Recentemente, Samuel Moreira enviou uma emenda parlamentar para ser aplicada no centro cirúrgico da Santa Casa. O montante está sendo utilizado para a compra de novos equipamentos, aparelhos de ar-condicionado, novas portas e para a pintura das salas.

    De acordo com a prefeita, a reforma do centro cirúrgico está quase pronta e será entregue nos próximos dias. Ela assegurou que, com a ajuda do voluntariado, partirá para “novos desafios”: uma cozinha para a Santa Casa e uma nova ala da psiquiatria.

    Logo após a cerimônia, o Clube de Mães Vera Peixoto, do Lions Clube de Tatuí, com a prefeita, fez a entrega de sete enxovais para mães de bebês recém-nascidos que estavam na maternidade.

    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra