Nova entrega de selo de qualidade turí­stica é destaque na Amitur





A entrega de novos selos de qualidade turística efetivada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) ganhou repercussão. O evento de certificação – o segundo efetivado neste ano – realizado em Tatuí no dia 3 de maio tornou-se destaque em publicação de organização nacional prestigiada do ramo.

O selo teve menção em espaço denominado “Notas do Turismo Paulista” no site da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico – www.amitur.org.br). A publicação assinada pelo jornalista Jarbas Favoretto, menciona a concessão e explica a natureza do selo de qualidade turística.

Basicamente, a certificação serve como orientação para os turistas que visitam o município. O selo representa uma indicação sobre quais locais são recomendáveis. Entre eles, estão atrativos turísticos, hotéis, restaurantes e igrejas.

Segundo a nota, a concessão é feita pelo Comtur a partir de “uma criteriosa avaliação”. O AMITur destacou que esse modelo “dá garantias aos visitantes, como também estimula a prestação de serviços a ser mais esmerada”.

Considerada uma “ideia antiga”, a certificação por meio de selo de qualidade turística é uma prática adotada por “poucas cidades”, conforme a associação. Em nota, a AMITur parabenizou o conselho tatuiano e a Prefeitura.

O projeto é uma iniciativa do conselho, com auxílio do Departamento Municipal de Desenvolvimento Turístico. Ele conta com apoio institucional do São Paulo Convention & Visitors Bureau, ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Trata-se de uma certificação gratuita que visa incentivar a melhoria da qualidade no atendimento turístico local. O selo é um elemento de reconhecimento àqueles que investem na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Os interessados em obtê-lo podem entrar em contato pelo telefone 3259-4135.

Classificado como inovador, o Selo de Qualidade Turística criado em Tatuí será usado como modelo. A Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) deve implantar a ideia junto aos municípios que possuem o título de estância turística. Ao todo, são 70 cidades.

Na mesma publicação, a entidade citou inscrições de cidades interessadas em receber classificação de Município de Interesse Turístico. Tatuí está entre as 200 que apresentaram o pleito via Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O título dará às contempladas o direito de receber verba anual.

O valor é estimado em R$ 600 mil e repassado pelo governo. De acordo com a AMITur, o dinheiro obtido por meio do título será aplicado no turismo receptivo.

Apesar do número de municípios interessados, a associação destacou que apenas oito apresentaram documentação completa. As cidades precisam cumprir requisitos que são exigidos pela lei 1.261, aprovada no ano passado.

Também segundo a AMITur, os pedidos estão sendo examinados pela Secretaria de Turismo do Estado. Além de Tatuí, o órgão está analisando inscrições de Rifaina, Brodowski, Rubinéia, Buritama, Ourinhos, Santa Branca e Espírito Santo do Pinhal. As demais 190 estaria com “falta de um ou vários itens”.