No estilo ‘drive-in’, sexta edição do Tatuí Classic Car ocorre pela internet

Carros antigos serão expostos durante live em prol ao Lar Donato Flores

445
Publicidade
Siltec
Da redação

A sexta edição do Tatuí Classic Car será realizada de maneira diferente das anteriores. Devido à pandemia, o Antigomobilismo Clube de Tatuí e o Centro Hípico de Tatuí promoverão no próximo sábado, a partir 17h, o evento pela internet.

Denominado “Tatuí Classic Car Drive-In Edition” e integrante dos festejos do 194º aniversário do município, o tradicional evento de exposição de automóveis antigos busca arrecadar recursos ao Lar Donato Flores.

A live será transmitida em dois perfis diferentes. Na página do Tatuí Classic Car, no Facebook, pelo link https://www.facebook.com/tatuiclassiccar ; e no canal do CHT, no YouTube, no endereço eletrônico https://bit.ly/3kFGEPo.

Conforme o presidente do Antigomobilismo Clube de Tatuí, Carlos Orlando Mendes Filho, cerca de 30 carros antigos ficarão expostos nas dependências do CHT, no estilo “drive-in”. Simultaneamente, as bandas de rock Live By Night e Simphony se apresentarão durante a live.

Mendes informa que a forma que os carros estarão expostos remeterá aos cinemas ao ar livre, nas décadas de 1970 e 1980. Ele frisa que, “apesar da presença dos carros, não será um drive-in de fato, por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia”.

Publicidade
Siltec

“É um cenário de drive-in, porém, não é um de fato, porque não posso aglomerar pessoas. No entanto, terá a presença dos automóveis antigos e iremos divulgá-los na live”, indicou.

“Eles ficarão parados, alinhados, em frente ao palco, como se fosse para assistir ao show de dentro do carro”, complementou o presidente.

A intenção do evento é arrecadar recursos financeiros ao Lar Donato Flores. A entidade tatuiana, que atende cerca de 300 crianças e adolescentes, sofreu queda de arrecadação com a quarentena.

Durante a transmissão, um “QR Code” ficará exposto na tela aos interessados em contribuir com a entidade social.  Segundo Mendes, o código digital irá direcionar os doadores a um telefone, via WhatsApp, onde serão informados os dados bancários da instituição.

“Como presidente do Antigomobilismo Clube de Tatuí, convido a população a assistir à nova edição do Tatuí Classic e colaborar com o Lar Donato Flores”, declarou Mendes.

Histórico

O Tatuí Classic Car faz parte do calendário oficial de eventos do município, por meio da lei municipal 5.199, e, a partir do ano passado, passou a integrar o Calendário de Eventos do Estado de São Paulo.

“Juntamente com a Feira do Doce e a Festa da Caridade, do Lar São Vicente de Paulo, o Tatuí Classic Car é um dos três eventos tatuianos que integram o calendário”, destacou Mendes.

No ano de 2015, o Antigomobilismo Clube de Tatuí, pelos associados, retomou a tradição de promover encontros de veículos antigos na cidade, que eram bastante movimentados nos anos 80 e 90.

A primeira edição aconteceu na avenida Salles Gomes, reunindo por volta de 120 veículos de colecionadores de Tatuí e região. O evento utilizou a estrutura gastronômica disponível na própria avenida e recebeu centenas de visitantes.

A partir do ano seguinte, o encontro passou a ser no Centro Hípico de Tatuí, situado na rodovia SP-141, onde consegue oferecer aos expositores e ao público uma praça de alimentação e espaço com shows nos dois dias.

A quinta edição do Tatuí Classic Car, promovida no ano passado, reuniu cerca de 12 mil pessoas e 400 veículos “clássicos”. Parte da renda da bilheteria foi destinada ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e uma porcentagem, aos projetos do Rotaract Club de Tatuí.

Lar Donato Flores

Antes do início da pandemia, 112 aprendizes trabalhavam em empresas e somente em um dia da semana compareciam à entidade, para realizar os estudos teóricos. Os outros 188 assistidos realizavam atividades na sede da entidade, diariamente.

O diretor da instituição, Ubirajara Feltrin, explica que uma lei do governo federal permitiu que empresas suspendessem os contratos dos trabalhadores por dois meses, inclusive de aprendizes, como os jovens atendidos pelo Lar Donato Flores.

De acordo com Feltrin, além do pagamento de salários, cestas básicas e encargos sociais, as empresas tinham de pagar uma taxa por cada aprendiz à entidade, para cobrir os custos de formação dos jovens.

Com a suspensão dos contratos por 60 dias, Feltrin confirma que o aporte financeiro recebido pela instituição “caiu violentamente” e que não é possível “cortar” nenhuma despesa.

Somado a isso, o diretor da entidade lembra a não realização da 21ª Festa Junina do Lar Donato Flores e da edição 2020 da Festa de São Jorge, devido às medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19.

A tradicional festa junina seria realizada dia 27 de maio, mas foi transferida para o segundo semestre. Já a Festa de São Jorge, promovida pela prefeitura, por meio da comissão da festa e pelo Lar Donato Flores, acabou cancelada.

O diretor reconhece que algumas pessoas podem ter receio de doar através da live, por não conhecerem a nova plataforma. Para isso, a entidade possui uma conta bancária para receber as doações: Banco Santander, agência 0172, conta 13002026-6, CNPJ 72.196.256.0001-27.

Por meio da live, só serão aceitas doações em dinheiro. Havendo interesse em doação de produtos alimentícios, roupas, ou móveis, por exemplo, pode-se entregá-los diretamente na sede da entidade, à rua Vicente Cardoso, 1.591, Alto do Santa Cruz.

Publicidade
Siltec