Neta de Paulo Vagalume é musa no Anhembi

Revista Raça Brasil convida tatuiana para camarote no Sambódromo paulistano

442
Tatuiana estará no camarote da revista Raça Brasil, no domingo, dia 23 (foto: divulgação)
Publicidade
Da reportagem

Tatuí estará representada no Sambódromo do Anhembi durante as festividades de Carnaval. A dentista Daiane Martins foi convidada a ser a musa do camarote da revista Raça Brasil durante o desfile das escolas de samba do “acesso 1”, no domingo, 23, a partir das 20h.

Há quase três décadas reforçando a identidade negra brasileira, será a primeira vez da revista no sambódromo paulistano. A proposta inédita do camarote pretende festejar as origens negras das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo.

“A ideia de, pela primeira vez, a revista Raça ter um camarote no Carnaval de São Paulo é para evidenciar o protagonismo e a resistência negra. Essa proposta é inovadora e histórica para nós, negros”, comemora Daiane.

A musa tatuiana estará no camarote no dia em que desfilarão as escolas Independente Tricolor, Estrela do Terceiro Milênio, Nenê de Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Mocidade Unida da Mooca, Acadêmicos do Tucuruvi, Camisa Verde e Branco e Vai-Vai.

Daiane já esteve no Sambódromo do Anhembi em três anos consecutivos, desfilando pela Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e X-9 Paulistana, e retornará, neste ano, como musa do camarote da revista Raça.

Publicidade

Ela realizou trabalhos fotográficos e concedeu entrevistas ao periódico relacionadas ao trabalho odontológico que desenvolve, como uma mulher negra atendendo no serviço público. “Para mim, foi uma surpresa ser convidada”, revelou.

“Como é tradicional em São Paulo e no Rio de Janeiro, todo camarote possui uma corte, composta por rainhas, princesas e musas, sendo uma delas, eu. Então, aceitei o desafio”, complementou.

Daiane é neta do carnavalesco tatuiano Paulo Vagalume, o homenageado na exposição “Eu Sou do Samba… Eu Sou o Carnaval”. A mostra integra a programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria” e está disponível, gratuitamente, no Centro Cultural até o dia 25, uma terça-feira.

Por conta da família, a paixão de Daiane pelo Carnaval teve início na infância, ainda aos cinco anos. Ela participou de inúmeras edições do Bloco do Vagalume e, no único concurso do qual participou, foi eleita rainha do Carnaval tatuiano e, posteriormente, escolhida a ser jurada da corte.

Durante o reinado, Daiane marcou presença em diversos bailes carnavalescos no município, como o pré-Carnaval do distrito de Americana e o Vermelho e Preto. A convite de Jorge Rizek, a musa comparece ao tradicional baile na Associação Atlética XI de Agosto neste sábado, 15, a partir das 22h.

Ela expôs que os membros da família Vagalume celebraram o convite que recebera para o Carnaval e afirma que ainda há surpresas, como o figurino que usará no camarote. “O figurino já está definido, mas, por enquanto, é surpresa. Se não, perde a graça”, brinca.

“Faço parte do Carnaval com a minha família e me sinto grata, pois posso dar continuidade a isso. Na família, há sambistas, compositores e ainda tem uma dentista que também cai no samba”, ressaltou.

Enquanto se prepara para representar a família Vagalume, Tatuí e as mulheres negras no camarote de Carnaval paulistano, Daiane revelou que o segredo é não ficar ansiosa, manter a saúde tomando muita água e treinar o “samba no pé”.

“Tem de treinar para fazer bonito. A expectativa é maravilhosa e me sinto com o coração na boca, mas está tudo bem”, afirmou a musa.

“O Carnaval é uma festa cultural mágica, que sempre gostei e participei. A oportunidade de ser musa em um camarote que valoriza os negros é gratificante, inovadora e histórica”, completou.

Apesar de ser um espetáculo a céu aberto, Daiane tem consciência do trabalho desenvolvido nos bastidores do evento. “Tanto o camarote da revista Raça como os outros têm um trabalho de um ano todo, e fazer parte disso traz-me bastante responsabilidade. Como musa, irei me divertir e sambar, porém, com sensatez”, aponta.

Formada em odontologia há 13 anos, a musa atua como dentista pela prefeitura há cerca de dez anos e orgulha-se em estar trabalhando no serviço público. “Estar em Tatuí, a minha cidade natal, e poder atender toda a população considero um privilégio”, declarou.

“Há tantos nomes ilustres que já surgiram da Capital da Música, e me emociono em poder levar Tatuí ao Anhembi. Me sinto honrada em poder representar a cidade e as mulheres, com elegância, samba no pé, muita alegria e responsabilidade”, frisou.

O camarote da revista terá capacidade para mil pessoas e a área vip oferecerá vista privilegiada dos desfiles das escolas paulistas, com serviços de open bar e open food, além de acesso ao Botequim do Tobias da Vai-Vai, com roda de samba e a musa tatuiana.

Os ingressos do camarote podem ser adquiridos no site da revista ou pelo Instagram da dentista: @dradaianemartins. “Como musa, convido todos a participarem do camarote da revista Raça no Sambódromo do Anhembi, com muito samba no pé e alegria”, finaliza Daiane.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome