Negligência dos pais tem levado í  ‘desordem’, aponta enquete





Registro de desordem envolvendo jovens no dia 3 deste mês gerou ações de fiscalização conjunta entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A briga, que somou mais de cem jovens indiretamente e agressões contra três adolescentes, ganhou repercussão após reportagem no jornal O Progresso e virou tema de enquete.

A pesquisa virtual é promovida pelo bissemanário desde 2005 e, na semana passada, mensurou a opinião dos leitores com relação ao episódio. O questionamento, levado “ao ar” na tarde de sábado, 9, permaneceu aberto à votação até a tarde de sexta-feira, 15.

Para a maioria dos participantes, a “negligência dos pais” é o motivo que tem levado jovens à desordem na cidade. A opção recebeu 51% dos votos, mais que soma das respostas “falta de opção de lazer” e “ausência de fiscalização” juntas.

De acordo com o resultado, 31% dos leitores que votaram no questionamento consideram como motivo a “ausência de fiscalização”. A minoria dos participantes, 18%, opinou como sendo o principal fator a “falta de lazer”.

As participações são computadas em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). No mesmo veículo de comunicação, os leitores podem acompanhar as parciais. Os resultados finais são divulgados, sempre, nas edições de fim de semana, nos veículos impresso e digital.

Junto com os resultados, os leitores acompanham as novas questões. Nesta semana, o jornal volta a tratar de violência contra as mulheres. O assunto foi citado em posse da nova diretoria do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 14, no Centro Cultural Municipal.

Na ocasião, a nova presidente do órgão, Maria Cláudia Adum, disse que essa será a bandeira das conselheiras. Ela aproveitou a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, para pedir a construção de uma casa de abrigo para mulheres vítimas de violência.

Com base no tema, o jornal pergunta: “Em sua opinião, qual tipo de violência contra a mulher é mais constante?”. As respostas são: “física”, “psicológica”, “moral” e “sexual”, as quais podem ser escolhidas a partir deste sábado, 16.

A votação se encerra na tarde de sexta, 22, com resultado publicado no dia 24.