Natal Musical 2015 ainda apresenta diversas atrações até a terça-feira





As atrações do “Natal Musical 2015” continuam até terça-feira, 20, no coreto da Praça da Matriz. Neste sábado, 20, às 20h, o coral da 1ª Igreja Batista de Tatuí encerrará a participação dos corais previstos na programação.

Ainda no fim de semana, hoje, domingo, 20, o “Auto da Paixão e da Alegria” terá apresentação às 20h. Já no início da semana do Natal, segunda-feira, 21, no mesmo horário, estava agendado o auto de Natal do Teatro de Tábuas. No entanto, a carreata da companhia estava na Bahia quando um acidente causou um incêndio com perda total em cenário e figurino, inviabilizando a visita a Tatuí.

Na terça, 22, também às 20h, o grupo Seresteiros com Ternura fará o encerramento da programação natalina da cidade.

O Natal Musical 2015 teve início no dia 10, com a passagem da Caravana da Coca-Cola pela cidade. Os já tradicionais caminhões iluminados da empresa fizeram a “Parada de Natal” na Praça da Matriz, possibilitando que as pessoas pudessem tirar fotos com os personagens.

Já no dia 11, a cidade recebeu pela primeira vez o “Ecocinema”, projeto itinerante criado na Holanda e que faz sucesso na Europa, México, Uruguai, Chile, Equador e em diversas cidades brasileiras.

O filme “Os Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão, foi exibido às 20h, na Praça da Matriz. O longa conta a história de três amigos com Síndrome de Down que “resolvem ir atrás dos seus sonhos”.

Paralelo a isso, também na sexta, o grupo Seresteiros com Ternura fez apresentação na “Praça do Museu”, às 19h.

Daí em diante, todas as apresentações ocorreram no Coreto da Matriz. No sábado, 12, o show de stand-up “Alabama Jack” teve apresentação às 18h. Já na segunda, 14, o Coral das Escolas Infantis Municipais apresentou-se duas vezes, às 18h e às 20h.

Na terça, 15, às 18h, a atração foi o Coral Lar Espaço Feliz. Depois, às 20h, apresentou-se o Coral da Melhor Idade. Já no meio da semana, quarta, 16, o stand-up “Alabama Jack” teve nova apresentação, às 19h. Em seguida, às 20h, a música ficou por conta do Coral Les Ensembles.

Na quinta, 17, às 20h, a banda da Associação Cultural Pró-Arte mostrou seu repertório. E, na sexta, 18, foi a vez do Coral Jovem Adventista se apresentar no Coreto da Matriz.

Além da programação artística, a cidade tem outras atrações, como o “Pinheirão”, na praça Martinho Guedes. Um dos símbolos mais tradicionais do Natal tatuiano, a árvore, que tem aproximadamente 25 metros de altura, é montada anualmente com luzes e enfeites natalinos.

A praça também está recebendo a visita “ilustre” do Papai e da Mamãe Noel. Os dois ficam diariamente no local, das 20h às 22h, para conversar com as crianças e posar para fotos. Além disso, o local está decorado para o Natal com renas e bonecos de neve.


Associação Pró-Arte destaca-se no Natal

Regida por Marcelo Afonso, grupo de crianças e adolescentes encanta

Nesta quinta-feira, 17, a banda da Associação Cultural Pró-Arte de Tatuí se apresentou no coreto da Matriz, às 20h. O grupo, composto por 59 crianças e adolescentes e regido pelo mestre de banda Marcelo Afonso, tocou desde canções natalinas até músicas mais populares.

A banda tocou por mais de uma hora e, além dos tradicionais “hits” natalinos, apresentou uma versão instrumental do sucesso “A Noite”, da cantora Tiê.

“O nosso repertório é eclético. A gente tem o repertório tradicional de banda, mas também não deixamos de abordar músicas mais modernas”, contou Afonso.

Sobre as canções que ele adapta para a banda, Afonso afirma que, “quando a música é boa, o processo fica mais fácil”. “A gente quase não precisa fazer nada. É só ir colocando um pincelzinho, um colorido, e não precisa mais nada”, comentou.

Entre os instrumentos tocados pelos 59 integrantes da banda, havia flautas, oboés, clarinetes, fagotes, saques sanfonas, trompetes, trompas, trombones, tubas, bombardinos, e instrumentos de percussão.

A Associação Pró-Arte existe há cinco anos e oferece ensino musical gratuito para crianças e adolescentes. A entidade disponibiliza, inclusive, todos os instrumentos usados pelos alunos.

“Como nós temos três turmas de banda, três alunos utilizam o mesmo instrumento, é a maximização do material”, brincou Afonso.

Ele falou também sobre a satisfação de poder ensinar tantos jovens e, depois, ver o resultado em uma apresentação como a natalina: “Não há dinheiro que pague ver a criança entrando na banda sem conhecimento nenhum sobre música e, aí, daqui a três meses, quando ela começa a dominar o instrumento, ela entra numa felicidade e desenvolve cada vez mais. Isso é gratificante”.

A Pró-Arte é uma instituição sem fins lucrativos, criada por Afonso e que, atualmente, é dirigida pelo também músico Mário Medeiros.

Afonso conta que a entidade vive graças a doações e alguns patrocínios. “Nós sobrevivemos através de doações de pais e simpatizantes, que são associados, e de doações e patrocínios de alguns comerciantes”, finalizou.

Para a aposentada Roseli Antunes Miranda, tia de Gisele Maciel Miranda, que toca clarinete na banda, a iniciativa da Associação Cultural Pró-Arte ajuda muitas pessoas.

“Em vez de eles ficarem na rua, fazendo coisas que não agradam, estão ocupando o tempo deles só com coisas boas”, argumentou.

Já para o encarregado de produção Ronaldo Santos, pai da Luana Santos, que tocou trombone na apresentação, é um grande orgulho ver a filha seguindo os passos da música.

“É um trabalho muito bonito, e essas crianças são o futuro de Tatuí. Então, a gente espera que eles continuem assim”, afirmou.