Na Copa de 1966





O pior vexame da seleção completou um ano: o famigerado “7 a 1” da Copa passada. Em 1966, tivemos, também, uma eliminação vexatória na primeira fase da Copa da Inglaterra, mostrando a soberba de nossos dirigentes e o clima de “já ganhou” que tinha tomado conta, na verdade, de todos nós.

Vínhamos de um bicampeonato e o tri seria uma facilidade. Ledo engano. Sem organização, sem critérios nas convocações, sem treinamentos eficazes, caímos fácil.

A foto é do jogo contra a ótima seleção de Portugal, que venceu e esnobou por 3 a 1, no estádio Goodison Park, na cidade de Liverpool, no dia 19 de julho de 1966.

O resultado, portanto, desclassificou a Seleção Brasileira na primeira fase do Mundial. Era a pior participação do selecionado “canarinho” em Copas do Mundo, até então.

Em pé, aparecem: Orlando, Manga, Brito, Denílson, Rildo e Fidélis. Agachados: o massagista Mário Américo, Jairzinho, Lima, Silva, Pelé e Paraná.

Grandes e tristes recordações.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade