‘Música na Praça’ vai comemorar o Dia da Seresta neste sábado

340
Grupo de seresta leva repertório para a Praça da Matriz (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

O Projeto Música na Praça, ação cultural da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, que tem apoio da Coop (Cooperativa de Consumo), da Padaria Onze, do Conservatório e da Abaçaí Cultura e Arte, apresenta neste sábado, 7 – Dia da Independência do Brasil -, às 11h, na Praça da Matriz, o Grupo Seresteiros com Ternura, coordenado por Maria Inês Camargo.

A primeira apresentação do mês de setembro será especial, para comemorar o dia 12 de – Dia Nacional da Seresta (que está atrelado com a data do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek), com o intuito de resgatar a tradição de música e poesia que caracteriza a cidade.

A seresta surgiu no século 20, no Rio de Janeiro, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular: a serenata. O estilo escolhido para uma atividade de seresta pode ficar a critério, ou ao gosto, dos apreciadores.

O que predomina é a “linha melódica romântica, suave e envolvente”, assim lembrado pela assessoria de comunicação da prefeitura. Na seresta, vários ritmos podem entrecruzar-se com arranjos devidamente adaptados.

O Grupo Seresteiros com Ternura, criado em meados do ano 2000, apresentou-se publicamente pela primeira vez no início de 2002, debaixo de uma árvore – conhecida pelo nome “Chorão” -, que ficava nos jardins do Conservatório, em frente à rodoviária.

Publicidade

Desde então, está inserido nas atividades culturais de Tatuí, apresentando-se até mesmo em festas de cidades da região.

Desde 2007, o Grupo Seresteiros com Ternura representa Tatuí no festival “Revelando São Paulo”. Com foco na difusão da seresta, desenvolve, desde 2018, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o Projeto “Noite da Seresta com Ternura”, realizado mensalmente, fomentando a cultura e homenageando “ilustres cidadãos tatuianos”.

Os integrantes da atual formação do grupo são: Godoy Nogueira (viola), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguiar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e Maria Inês Camargo (voz e afoxé).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome