Música de Câmara e Prática somam mais de 120 atrações





Divulgação

Quinteto Tubass é um dos grupos a se apresentarem durante série de eventos

 

O Conservatório de Tatuí sedia nesta semana 128 recitais e concertos. São provas abertas de cerca de 800 alunos, que integram a IV Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí, coordenada por Míriam Braga e Max Ferreira. As atividades acontecem em diferentes unidades da instituição, sempre com entrada franca.

As apresentações da Semana de Prática de Conjunto têm início nesta segunda, 24, às 18h30, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415), com grupos de violões coordenados pela professora Márcia Braga.

Haverá participação especial de alunos de canto coral da professora Cibele Sabioni, que também atuará como cantora e regente em algumas das obras a serem apresentadas.

Ainda na segunda, 24, às 20h30, é a vez das Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, que divide a apresentação com o Coro Infantil da instituição. Os grupos são coordenados por Eduardo Augusto, Daniel Lazala e Míriam Cândido. No evento, os professores farão apresentação especial em celebração aos 60 anos do Conservatório de Tatuí.

Na terça, 25, às 16h, no auditório da unidade 3 (rua São Bento, 412), haverá apresentação do Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Altino Toledo. Na mesma data, às 19h, o professor Beto Corrêa coordena a Big Band do Jovem do Conservatório de Tatuí.

Também na terça, a partir das 20h30, no teatro, o aluno Alexandre Mono faz recital de conclusão de curso de percussão na área de choro, que é coordenada por Alexandre Bauab Jr. O recital terá participações especiais do trio Pandeon, além do Grupo de Percussão Jovem da Área de MPB/Jazz.

No programa, estão obras de Orlando Silveira, Bonfiglio de Oliveira, Dominguinhos, Jacob do Bandolim, Sivuca, entre outros.

Alexandre Mono iniciou estudos musicais por influência do pai, Claudio Laurentino da Silva, grande atabaque, mestre curimbeiro e ritmista de muitas rodas de samba. Aos cinco anos de idade, já fazia parte da curimba junto ao pai. Em 20 anos de música, também atuou em várias áreas de trabalho, sendo que atualmente vive da música como professor e músico profissional.

Na quarta, 26, às 10h, no “Procópio Ferreira”, apresentam-se o Grupo de Performance Histórica Jovem e Ensemble de Performance Histórica, coordenados por Débora Ribeiro e João Guilherme Figueiredo. Ainda na quarta, às 18h, é a vez do coro de Câmara do Conservatório de Tatuí se apresentar, sob regência de Marcos Baldini, no auditório da unidade 2.

Em seguida, a partir das 19h, no teatro, serão realizadas apresentações da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. A Sinfônica faz homenagem aos 55 anos de morte de Heitor Villa-Lobos, seguindo com a série “Professores Solistas” e tendo solo de Marcos Franco, no fagote.

O mesmo concerto, marcado exclusivamente por obras de Villa-Lobos, também terá participação da Orquestra de Violoncelos, como convidada especial. A regência é de Juliano de Arruda Campos.

Na quinta, 27, às 20h30, acontece no “Procópio Ferreira” apresentação do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, tendo solos de Marcos Pacheco (trombone), Marco Antonio Almeida e Rafael Mendes (Duo de Euphonium). A regência é de Edmilson Baía.

A Semana de Prática de Conjunto termina na sexta, 28, com várias atrações. Às 17h, no teatro, haverá recital de conclusão de curso de flauta transversal das áreas MPB/Jazz e Choro. Lucía Del Milagro Seijas García apresenta-se tendo como convidada especial a Jazz Combo Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores.

Ainda no teatro, às 20h30, encerra a Semana de Prática de Conjunto o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Agnaldo Silva.

Música de Câmara

Paralelamente às atividades da Prática de Conjunto, acontecem provas da Semana de Música de Câmara. Mais de uma centena de duos, trios e quartetos, todos formados por alunos, apresentam-se de 24 a 28 de novembro, sempre às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h.

Além dos grupos formados por alunos, a semana contará com participações especiais de grupos de câmara destacados, sempre às 19h30 e com entrada franca.

Na segunda, 24, o grupo especialmente convidado é o Trio D’Elas, formado por Helena Scheffel, Graziela Pagotto e Ana Muzel.

Na terça, 25, o destaque será o duo formado por James Strauss (flauta) e Scheilla Glaser (piano).

Na quarta, 26, o espaço é aberto para quartetos de cordas previamente inscritos e, na quinta-feira, 27, o grupo convidado é o Tubass.

A série termina no dia 28, sexta, com “Noite Latina”, contando com apresentação do trio Os Mercenários e Quinteto Latinoamericano.