Museu “PS” prepara programação com ações para todo o mês de maio

Atividades ocorrem para marcar o Dia Municipal da Literatura Tatuiana

414
Ações foram iniciadas na quinta-feira e seguem até o dia 31 (foto: AI/Prefeitura)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realiza durante todo o mês de maio uma série de atividades em comemoração ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado neste sábado, 4.

A data comemorativa foi criada em 2011 e instituída pela lei municipal 4.581, de 27 de setembro de 2011, “com o intuito de valorizar os escritores tatuianos e fomentar novos escritores para a arte de criar e recriar textos”, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura.

“A intenção principal do Dia Municipal da Literatura Tatuiana é manter acesa a chama literária dos escritores de nossa terra, além de celebrar o prazer de ler”, destacou o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna.

A escolha pelo dia 4 de maio deve-se a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1886, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.

“Esta data é para enaltecer a memória desses dois ilustres tatuianos que muito fizeram para levar o nome de nossa Cidade Ternura ao mais distante sertão do Brasil e que acabou ultrapassando as fronteiras de nossa pátria”, frisou Vianna.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

“Quando valorizamos a literatura, temos a oportunidade de criar novos escritores a serem, no futuro, personalidades como Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues”, completou o diretor municipal.

As comemorações sediadas no museu foram iniciadas na quinta-feira, 2, e seguem durante todo o mês de maio, como uma série de atividades gratuitas.

Nos dias pares, das 9h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe a oficina de literatura “Construindo o Próprio Livro”. Simultaneamente, entre os dias 4 e 31, acontece exposição em homenagem ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana, de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues.

Na próxima semana, sexta-feira, 10, a partir das 19h, ocorre a tradicional Noite da Seresta com Ternura, com o grupo Seresteiros com Ternura.

Na ocasião, o projeto “Ilustres Tatuianos” – uma ação colaborativa entre o museu e o grupo Seresteiros com Ternura – prestará homenagem ao escritor Ivan Camargo, editor e jornalista responsável do jornal O Progresso.

Uma exposição que retrata a vida e os livros publicados pelo escritor ficará exposta no museu, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até 13 de junho.

Sete dias depois, sexta-feira, 17, às 14h, haverá a atividade “Processo Criativo de Bolso”, ministrada pela professora e escritora Raquel Prestes. Até às 16h do mesmo dia, o museu recebe as inscrições ao 18º Concurso Literário “Paulo Setúbal” e ao 17º Prêmio Literário “Paulo Setúbal”.

Na quarta-feira, 22, às 9h, Talita Campos será responsável pela oficina musical inspirada no livro “Dança das Flores”, de Chiquinha Rodrigues. Mais tarde, às 19h, haverá apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí.

Na quarta-feira da semana seguinte, 29, às 14h, ocorrerá a oficina “Filme Pintado”, ministrada por “Kaká”. O evento é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS e do governo do estado.

Para agendamentos, é preciso entrar em contato com o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo telefone (15) 3251-4969, ou via e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome