Museu oferece exposição do artista plástico tatuiano Diego Dedablio

Exibição no “PS” com 33 trabalhos permanece aberta até dia 12 de maio

1001
Obras do tatuiano Dedablio seguem expostas no Museu 'Paulo Setúbal' até o dia 12 de maio (na foto acima a obra 'Sete Corações) (foto: divulgação)
Publicidade

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, desde a quinta-feira, 14, apresenta exposição com dezenas de obras do artista plástico tatuiano Diego Dedablio.

O equipamento cultural sedia 33 trabalhos, incluindo pinturas, gravuras, colagens, desenhos em diversas técnicas (como spray, óleos e acrílicos e colagens), produzidos no período de 2012 a 2019.

A proposta da mostra é “partilhar o resultado de sete anos de pesquisa em técnica e estética realizada em uma linguagem própria, harmonizando elos da história da arte, conceitos de ‘Street Art’ (arte de rua, em português), poesia, mitologia e antropologia, para criar um ambiente pluralista e eclético, que se assemelha ao imaginário digital da geração Internet”.

O artista mantém a narrativa a partir de personagens de cor negra como protagonistas das obras.  Além da etnia, “as composições tratam de um olhar humano sobre diversas fases da contemporaneidade líquida, desconstruindo a concretude da figuração em abstrações espirituais”.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “é uma exposição visionária, que concilia os antônimos visuais da linguagem plástica, partindo de vivências particulares, subjetivas para sua objetivação pictórica”.

Publicidade

Dedablio produz murais públicos há mais de 11 anos em Tatuí e no mundo. Segundo ele, a “arte de rua pertence a todos” e, por esse motivo, as obras produzidas na rua por ele mesmo não recebem a própria assinatura.

De acordo com a assessoria de comunicação, os trabalhos originais de Dedablio estão disponíveis para a aquisição do público interessado.

O diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, afirma que é de extrema importância para o equipamento cultural receber um artista jovem e contemporâneo como Dedablio.

Conforme Vianna, “as obras demonstram a evolução artística de Dedablio durante os últimos sete anos”. O gestor do Museu assegura que essas composições valorizam ainda mais a importância do espaço cultural.

“O museu não é formado somente com a história da cidade, mas também com o que é produzido artisticamente no município”, garante Vianna.

O diretor do DMC reforça a relevância da exposição por estar atraindo inúmeras pessoas, amigos e artistas ao museu.

“Todos estão acostumados a ver a arte de Dedablio pelas ruas, mas não em tela. Essa exposição está possibilitando uma outra dimensão, inclusive, para o estilo produzido pelo artista”, ressaltou Vianna.

A mostra de Dedablio permanece disponível no espaço de exposições temporárias do equipamento cultural até o dia 12 de maio, um domingo.

O museu, situado na praça Manoel Guedes, 98, centro, recebe visitações de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações são possíveis no setor de agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, ou via e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Publicidade