Museu abriga oficina sobre escrita criativa na tarde de sexta





O processo de escrita e a importância da criatividade na construção do texto literário são o ponto de partida de oficina sediada na tarde desta sexta-feira, 5. A atividade acontece no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) e é gratuita.

Interessados podem fazer inscrição no espaço cultural, por e-mail (mhpstatui@gmail.com) ou telefone. O MHPS fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro. Pela internet, é preciso enviar nome completo e telefone para contato. O número para dúvidas ou inclusão do nome entre os participantes é o 3251-6586.

Intitulada “Escrita Criativa”, a oficina será ministrada por Reynaldo Damazio, da Casa das Rosas. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade. A atividade acontece das 16h às 17h30 e prevê leitura e discussão de textos de autores renomados.

Os participantes também desenvolverão trabalhos com prosa e poesias. Damazio abordará o papel da leitura na formação de escritores e educadores. A oficina contará, ainda, com exercícios breves de criação e interpretação de textos, além de uma bibliografia básica indicada aos participantes.

Ela é indicada para escritores, professores, mediadores de leitura, estudantes de letras e jornalismo e toda e qualquer pessoa interessada em literatura.

Reynaldo Damazio é editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. Foi colaborador do Guia de Livros, CDs e DVDs da “Folha de S. Paulo” e é coordenador do CAE (Centro de Apoio ao Escritor), da Casa das Rosas, um espaço cultural.

O oficineiro é autor de “O que é criança” (Brasiliense), “Nu entre nuvens” (Ciência do Acidente), “Horas perplexas” (Editora 34) e “Com os dentes na esquina” (Dobra Editorial).

Também organizou, com Tarso de Melo, “Literatura e Cidadania” (Dobra Editorial); e traduziu a obra “Calvina” (SM Editora), de Carlo Frabetti, entre outros.