Município termina 23º ‘Jori’ em 3º lugar

Tatuí repetiu o resultado de 2018, atrás apenas das cidades de Sorocaba e Jundiaí

416
Equipe de voleibol feminino categoria B que representou o município nos “Jori” (foto: arquivo pessoal)
Publicidade
Paulo Motos
EMpresa Rosa
Cheff 11

Tatuí alcançou a terceira posição na classificação geral da 23ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos, o “Jori”. Com 35 pontos somados em disputas femininas, 28 em masculinas e 12 em mistas, o município acumulou 75 pontos, ficando atrás somente de Sorocaba, com 190 pontos, e Jundiaí, com 142.

O município repetiu o melhor desempenho na competição, conquistado no ano passado. Na oportunidade, Tatuí também alcançou o terceiro lugar na classificação geral, ficando atrás, justamente, de Sorocaba e Jundiaí.

O evento esportivo, promovido pela Secretaria de Estado de Esportes, pelo Fundo Social de São Paulo (Fussp) e pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde do Estado de São Paulo, aconteceu em Sorocaba, pertencente à 8ª Região Esportiva do Estado, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.

A delegação tatuiana, formada por 106 participantes – sendo 86 atletas e 20 profissionais da comissão técnica -, somou esportistas com idades entre 60 e 90 anos.

Os atletas tatuianos competiram em 12 modalidades: atletismo, masculino e feminino; bocha; buraco, masculino e feminino; coreografia; damas masculino; dominó masculino; malha; natação masculino; tênis, masculino e feminino, nas categorias A – de 60 a 69 anos – e B – a partir de 70 anos; truco masculino; voleibol adaptado, masculino e feminino, nas categorias A e B; e xadrez feminino.

Publicidade
EMpresa Rosa
Cheff 11
Paulo Motos

O município faturou o ouro nas modalidades tênis feminino categoria B – sem adversários – e damas masculino. Na sexta-feira, 3, Tatuí empatou em 1 a 1 com Ilha Comprida e Jundiaí e venceu por 2 a 0 o time de Itararé. No dia seguinte, sábado, 4, a equipe tatuiana derrotou São Roque, Sorocaba e Registro, todas por 2 a 0, e garantiu o título de damas.

Tatuí conseguiu ser vice-campeã nas modalidades xadrez feminino e tênis feminino categoria A. Nas disputas de xadrez, as tatuianas venceram, por 3 a 0, as cidades Itu e Jundiaí, na sexta-feira, 3, e Itaí, no sábado, 4. Já no tênis, o município foi superado por São Roque pelo placar de 8 a 4.

A cidade já havia garantido a medalha de bronze na abertura dos Jogos na modalidade coreografia e, no sábado, 4, alcançou a terceira colocação em outros três esportes: buraco feminino, truco masculino e natação masculina.

A trajetória tatuiana na modalidade buraco feminino contou com três vitórias na sexta-feira, 3, contra Itararé (por “WO”), Itu e Louveira, ambas por 2 a 0. No dia seguinte, derrota por 2 a 0 para Angatuba e triunfo, pelo mesmo placar, diante de São Roque, na disputa pelo terceiro lugar.

O truco masculino também venceu três confrontos na sexta-feira, 3: 2 a 0 sobre Miracatu, 2 a 0 contra Avaré e 2 a 1 diante de Sorocaba. No sábado, 4, revés para Angatuba por 2 a 0, mesmo resultado da vitória na disputa pela terceira colocação, diante de Itararé.

Já todas as provas de natação foram realizadas no sábado, 4. Tatuí subiu ao pódio em oito disputas com cinco nadadores. João Grimberg foi campeão das provas de 25 metros nado costas e 25 metros nado livre, na categoria G, acima de 90 anos. Yukio Dan foi o vencedor das mesmas disputas, porém, na categoria D, de 75 a 79 anos.

Valdir Benedito Santos Oliveira ganhou o ouro nas provas de 50 metros nado costas e 50 metros nado livre, na categoria C, de 70 a 74. O nadador Wilson Machado alcançou uma medalha de prata para Tatuí com a segunda posição nos 800 metros raros, categoria E, de 80 a 84 anos. E Francisco Antônio Soares ganhou o bronze nos 50 metros nado livre, categoria A, de 60 a 64 anos.

Tatuí ainda terminou a modalidade de voleibol masculino categoria B na quarta posição geral. No voleibol masculino categoria A e buraco masculino, a cidade ficou na quinta colocação e no voleibol feminino categoria A e atletismo feminino, na sexta posição geral.

Somente nas modalidades bocha, dominó masculino, tênis masculino categoria B e voleibol feminino categoria A, o município não pontuou, não ficando entre os oitos primeiros lugares na classificação geral.

Publicidade
Paulo Motos
EMpresa Rosa
Cheff 11