Municipalização vai aumentar a demanda sobre produtos locais





Uma das principais promessas de campanha da prefeita Maria José Vieira de Camargo quando candidata, a municipalização da merenda escolar de Tatuí, poderá ser feita paulatinamente, conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi.

Com a municipalização, a expectativa de Valdrighi é de que a participação de produtos da agricultura familiar nas merendas aumente. Uma lei federal de 2009 prevê que 30% do valor repassado do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ao município sejam usados na compra de alimentos de pequenos produtores.

“A Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí já faz essa entrega à Secretaria Municipal da Educação. Não creio que o efeito da municipalização será imediato, mas certamente ele aumentará o mercado para os agricultores familiares”, explicou.

Para o secretário de Agricultura, os produtores rurais estão preparados para o aumento da demanda. Nos últimos anos, diversos produtores rurais aderiram ao programa Pró-Trator, do governo do Estado, que subsidia juros na compra de veículos e implementos agrícolas.

“Eles estão vendo que tem procura, e se prepararam para isso. Os produtores conseguiriam suprir essa demanda da rede de ensino”, observou.

A ressalva no fornecimento, segundo Valdrighi, é nos casos de frutas, como maçã, pera e outras espécies não cultivadas na região, por conta do clima desfavorável. “Temos outras frutas que são bem adaptadas e podem ser fornecidas”.

Como forma de aumentar o mercado para os pequenos produtores locais, o secretário também buscará a abertura de feiras livres em novas praças, como já acontece na Concha Acústica Municipal Maestro “Spartacco Rossi”.

“É possível levar a feira para outras praças. Vamos consultar o interesse deles em ter a feira em outros locais e vamos ampliar”, concluiu.