Municí­pio avança na busca pelo tí­tulo de ‘interesse turí­stico’





A Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico divulgou nesta semana que Tatuí está entre as seis cidades que tiveram os pré-requisitos e a documentação apresentada aprovados. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura.

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) recebeu pedido de 186 municípios interessados, porém, 180 foram desqualificados por não apresentarem documentação e exigências preliminares.

Segundo a comunicação, Tatuí aguarda, agora, a vista para análise técnica do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas. Se o município for aprovado, poderá receber verba anual de até R$ 600 mil exclusiva para investimento turístico.

O governo sancionou, em 2015, um mecanismo de apoio aos municípios, por meio da aprovação da proposta de emenda constitucional 11/2013, e do projeto de lei complementar 32/12, pelo qual, exceto as 70 estâncias turísticas já existentes, todos os municípios do Estado podem concorrer para credenciamento de “interesse turístico” a serem habilitados para receberem recursos do “Fundo de Melhoria”, previsto no artigo 146 da Constituição do Estado.

Para que o município faça o credenciamento, é necessário atender vários critérios: ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turístico; além do Plano Municipal de Turismo, por exemplo.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, o município foi um dos primeiros a protocolar toda a documentação necessária junto à Assembleia.

“Montamos o ‘Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí 2016-2022’, já aprovado e regulamentado pela lei municipal 4.976, de 27 de outubro de 2015, requisito essencial e de suma importância para que pudéssemos pleitear essa conquista”, explicou a assessoria de comunicação.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, foi convidado para entrevista especial sobre o assunto na “TV Assembleia”. O programa “Na Base” foi gravado na tarde de quarta-feira, 6, e irá ao ar na próxima semana.

Manu falou sobre o turismo como alternativa para a crise econômica que afeta todo o país, ao lado do deputado Sebastião Santos, que foi “padrinho” do projeto de interesse turístico, defendido pelo vereador José Eduardo Morais Perbelini (PTC).

Durante a entrevista, Manu tratou das potencialidades e investimentos turísticos com a aprovação do título de município de interesse turístico.

“Tatuí se transformou, nos últimos anos, em rota de grandes eventos. Esporte, lazer e cultura atraem turistas que movimentam nossa economia. Resultado: hotéis e restaurantes ficam lotados, o comércio vende mais, o município arrecada mais, toda a cidade cresce junto e espanta a crise”, afirmou.

E completou. “Foi assim na Festa Doce, sucesso de público e vendas, que atraiu mais de 160 mil pessoas nos três primeiros anos. Foi assim no Festival de Comida do Buteco, na Festa do Bemfica, no Festival de Food Trucks, na Copa São Paulo de Futebol Júnior e nos inúmeros torneios federados de diversas modalidades”.