Municí­pio é escolhido como cidade-polo da Região Metropolitana

497
Publicidade





AC Prefeitura

Cidade servirá como referência para organização de microrregião

 

Tatuí será um dos municípios beneficiados com a criação da Região Metropolitana de Sorocaba. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, terá um privilégio a mais: foi escolhida como cidade-polo do novo arranjo administrativo regional, servindo como referência, ao lado de Votorantim e Itu, na organização de microrregiões de desenvolvimento.

Conforme o setor de comunicação, a notícia foi confirmada no dia 16, durante reunião no auditório da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Publicidade

No mesmo dia o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, participou de audiência pública para elaboração da lei orçamentária anual para 2015, evento realizado pelo governo do Estado, no auditório do jornal “Cruzeiro do Sul”.

O encontro focou as principais necessidades da recém-criada Região Metropolitana e foi aberto à população.

A intenção foi ouvir pedidos e sugestões de prioridades para serem incluídos na LOA (Lei Orçamentária Anual), cujo projeto deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação, até 30 de setembro.

A previsão do Orçamento 2015 do Estado de São Paulo está estimada em R$ 189 bilhões, receita que tem a maior parte na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

A audiência foi conduzida pelo assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Maurício Hoffmann, contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, Edmur Mesquita, e do diretor do escritório regional de Planejamento e Desenvolvimento, José Carlos Barbosa Júnior.

Conforme a assessoria, o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, presidente do Conselho da Região Metropolitana de Sorocaba, falou sobre a importância da presença e participação de todos no processo de “fortalecimento e desenvolvimento regional”.

Ainda de acordo com a assessoria, no evento, Manu apresentou diversas reivindicações para os setores de saúde, segurança e infraestrutura viária e afirmou que a escolha de Tatuí como cidade-polo trará benefícios na articulação de novos recursos, além de protagonismo dentro do novo bloco.

“Aproveitamos os dois encontros para tratar do crescimento da região, do fortalecimento das cidades e também para sugerir políticas públicas e investimentos no Orçamento estadual. Tatuí está justamente no centro desse novo eixo de desenvolvimento, cortado pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares”, afirmou.

Tatuí faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba junto com mais 25 cidades: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim.


Publicidade