Mudanças em secretarias cria polêmica entre parlamentares





A possibilidade de o ex-vereador José Maria Cardoso Filho (Zétakão – PR) ocupar o cargo de secretário municipal da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura gerou discussão durante a sessão da Câmara de terça-feira, 9.

O assunto foi levantado pelo vereador Márcio Antônio de Camargo (PSDB). Segundo ele, Zétakão seria o possível nome para ocupar a função deixada pelo ex-secretário José Roberto do Amaral.

Segundo a Prefeitura, Amaral desligou-se da administração alegando motivações profissionais.

Em junho de 2012, o ex-vereador Zétakão foi afastado do cargo pela Justiça, acusado de improbidade administrativa. No entanto, em novembro do mesmo ano, os demais vereadores o absolveram da cassação, após julgamento político interno.

De acordo com a Câmara, Zétakão cumpriu todo o mandato como vereador, mas continuou respondendo a ação civil pública.

Para o parlamentar Camargo, “não é possível que isso esteja acontecendo (a possível nomeação do ex-vereador)”. Ele reclamou que Zétakão “não possui condições para ser responsável por uma secretaria”.

“E outra coisa: vem se trocando muito de secretários, e o que a gente espera é que seja trocado por pessoas boas e que melhore a situação”, acrescentou Camargo.

Já o vereador Fábio José Menezes Bueno (Pros), líder do governo na Câmara, informou que a nomeação de Zétakão não é oficial. “Eu não estava sabendo disso, e não posso afirmar se é verdade”.

Menezes, no entanto, argumentou que “ninguém deve ser desmerecido ou julgado antes de mostrar seu trabalho”. “Todo mundo merece uma chance. Se fizer bem o trabalho, aplaudiremos. No mais, vamos aguardar para sabermos a decisão oficial”.

Questionado sobre o assunto, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, reiterou que o novo nome para o cargo de secretário ainda não está definido.

“O José Maria está interinamente na secretaria, até que o nome do novo secretário seja efetivado. Por enquanto, ele continua fazendo o trabalho que já fazia antes, no ‘Mangueirão’, até que se decida quem será o novo responsável pela pasta”.

De acordo com informações da Prefeitura, o novo nome para a Secretaria será divulgado somente após o feriado de Páscoa.