Mudança de Atitude

292
Publicidade





“A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa”. (Emmanuel)

Mudança de Atitude

Certa vez ouvi o Dalai Lama contar uma simples história, mas bastante interessante, que retrata claramente a história de vida de muitos de nós.

Um homem subia uma ladeira muito íngreme com bastante dificuldade e carregava em suas costas um pesado fardo.

Publicidade

A subida era difícil, cheia de pedras e poeira e o peso que carregava nas costas fazia o percurso ficar ainda pior.

A certa altura ele cruzou com uma pessoa que perguntou: – Aonde você vai carregando um fardo tão pesado? O homem olhou atentamente para a pessoa que fez a pergunta e respondeu: Não sei!

Quantos de nós caminhamos pela vida da mesma maneira que esse homem? Afinal, você sabe claramente aonde quer chegar e que tipo de caminho deseja seguir?

Me deparo diariamente com pessoas que levam a vida exatamente dessa maneira, inconscientes e alheias ao seu próprio caminho.

Vivem com enormes dificuldades e transformam a vida num árduo e difícil caminho carregando um fardo nas costas, sem ao menos terem noção de onde querem chegar.

Quantos de nós não passamos os nossos dias reclamando, queixando-nos do trabalho, dos filhos, do marido ou esposa, lutando contra ao invés de entender que a maioria das coisas depende unicamente de algumas mudanças de atitudes para que algumas situações possam ser transformadas radicalmente?

Ou mesmo quantos de nós passam os dias lutando contra o inevitável e transitório e passam a vida imersos na depressão e no sofrimento?

A única forma de combatermos esse padrão negativo de culto ao sofrimento que muitos de nós trazemos arraigado nas células é a meditação, a reflexão e a pausa diária na busca de caminhos alternativos.

Se quisermos nos transformar e transformar nossas vidas precisamos readquirir a clareza mental, de um corpo saudável e de emoções equilibradas que somente a aquisição de uma nova consciência pode nos trazer.

E essa consciência só pode ser despertada através de auto percepção e da mudança de algumas posturas cristalizadas que fazemos questão de firmar diariamente em nossas vidas.

 

A Busca da Perfeição

Existe uma história antiga muito interessante, sobre os deuses. Com medo que, se o ser humano fosse perfeito, não precisaria mais deles, reuniram-se para decidir o que fazer.

O mais sábio dos deuses disse: – Vamos dar-lhes tudo, menos o segredo da felicidade. Mas se os humanos são inteligentes, vão acabar descobrindo esse segredo também, disseram os outros deuses em coro disseram: – Não. Responde o sábio: – vamos esconder num lugar onde eles nunca vão achar; vamos colocar dentro deles mesmos.

Ouvimos dizer a tanto tempo, que a maioria das pessoas está procurando pela felicidade. Olhando em volta para ver se acham. Estão tentando encontrá-la em algum lugar ou pessoas lá fora. Esse é um erro fundamental! A felicidade é algo que você é, e o que você é depende diretamente do que você pensa!

Existe um ditado budista que diz: – Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se você quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje!


Publicidade