Mostra ‘Que Som é Esse?’ apresenta o Conservatório e seus instrumentos

Evento encerra a 59ª Semana da Música com exposição, recitais e concertos

606
Mostra instrumental, uma das atrações deste final de semana (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí abre seus portões neste domingo, 24, para a mostra “Que Som é Esse?”, uma grande exposição de instrumentos musicais e dos cursos oferecidos gratuitamente pela instituição.

Especialmente dedicado às crianças e às famílias, o evento terá estandes com professores e demonstração dos mais variados instrumentos, exposição de figurinos, luteria e pintura facial, além de guloseimas, recitais e concertos durante todo o dia. A programação vai das 9h às 19h, com atividades no jardim e no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. A entrada é gratuita.

O diretor executivo da instituição, Ary Araújo Júnior, explica que o objetivo da ação é mostrar à sociedade a grande variedade de cursos disponíveis, grupos musicais e ações realizadas regularmente pela instituição.

“Em janeiro, abriremos novas vagas e queremos mostrar, especialmente às crianças e aos jovens – futuros profissionais –, a enorme variedade de profissões que o Conservatório oferece, com cursos totalmente gratuitos e a excelência de ensino que é famosa e reconhecida internacionalmente”, ressaltou.

A mostra “Que Som é Esse?” terá vários estandes espalhados pelo jardim do Conservatório apresentando os mais diferentes tipos de instrumentos musicais.

Publicidade

Os professores da instituição farão demonstrações, e os visitantes poderão não só ver e ouvir, mas tocar e experimentar muitos deles. Também haverá exposição do curso de luteria, com todas as etapas de construção de um instrumento de cordas.

Outro destaque é o estande de artes cênicas, com exposição dos figurinos produzidos para as peças teatrais, onde será possível conhecer o processo de elaboração e confecção das roupas que ajudam a compor os personagens. Os visitantes também vão se divertir com o trabalho dos alunos da oficina de maquiagem e com as pinturas faciais.

Para animar, muita música, com recitais e concertos durante todo o dia. Estão previstas apresentações do Duo Dose Dupla, Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, Trio das Quartas, Duo Júpiter, Orquestra de Cordas Infantil “João Del Fiol”, Conjunto de Metais, Trio Vox Cordas, trechos do musical “Viagem ao Céu” (com a Cia. de Teatro, Big Band e Escola de Samba do Conservatório), Duo Rio Sampa, Duo Sales Pak, Camerata de Violinos, Quinteto Equinócio e, para encerrar, o musical infantil “Os Bichinhos do Presépio”, com alunos do coral infantil e orquestra infantil de violões.

A mostra “Que Som é Esse?” encerra a 59ª Semana da Música, realizada anualmente para comemorar o dia 22 de novembro – Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

O evento é considerado um dos mais tradicionais e importantes do calendário cultural da instituição e, neste ano, inova a programação com este dia de “portões abertos” e várias atividades lúdicas, educativas, culturais e divertidas para as famílias de Tatuí e região.

Publicidade