Mostra de Prática de Conjunto apresenta 23 grupos musicais

540
Conjunto de Metais realiza apresentação na manhã deste sábado (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório promove, de 1º a 16 de dezembro, a 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2018, com concertos de 23 grupos musicais pedagógicos mantidos pela instituição.

São bandas, cameratas, coros, combo, big band e orquestras formadas por alunos dos cursos de instrumento e canto da escola de música. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

A programação começa neste sábado, 1º, às 10h, no Salão “Villa-Lobos”, com o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do professor Marco Almeida.

Às 17h, tocam a Orquestra de Violoncelos e a Camerata de Cordas Jovem do Conservatório, supervisionadas pelos professores Tulio Padilha e Elen Ramos Pires.

No domingo, 2, às 11h, tem concerto da Orquestras de Cordas Infantil do Conservatório. Mais tarde, às 17h, apresentam-se as Orquestras de Cordas Infantojuvenil e Juvenil, todas conduzidas pelo professor Adriano Del Mastro Contó.

Publicidade

Na terça-feira, 4, às 14h, o professor Altino Toledo conduz o Grupo de Choro Jovem do Conservatório. A programação segue até 16 de dezembro.

A Prática de Conjunto é uma disciplina que consta na grade curricular de todos os cursos de música da instituição. Garante aos estudantes a oportunidade de tocar ou cantar em conjunto com outros músicos nas mais variadas composições: orquestras, cameratas, bandas, big band, jazz combo, coros e muito mais.

É considerada uma parte fundamental na formação profissional, pois prepara o aluno para trabalhar em equipe, “com consciência de todas as implicações éticas e hierárquicas da interação, sempre sob a orientação de professores fortemente qualificados”, conforme ressaltado pela assessoria de comunicação do CDMCC.

A mostra apresenta o resultado de todo o trabalho desenvolvido pelos grupos pedagógicos no quarto bimestre. A coordenação é do professor Luciano Pereira, formado em clarinete pelo Conservatório de Tatuí e diplomado pelo Instituto de Artes da Unesp.

Tem especialização em clarinetes históricos pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestrado em música pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp). É professor de clarinete, história da música, teoria e percepção musical no Conservatório de Tatuí e, atualmente, recebe orientações do professor Edmílson Nery.

Publicidade