Mostra apresenta trajetória de companhia e comemora parceria





Entre os dias 6 e 14 deste mês, a Nossa Trupe Teatral realiza mostra de espetáculos. O evento é composto por cinco peças e marca os cinco anos de trabalho do grupo e os três de parceria com o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal).

Os trabalhos a serem apresentados fazem parte da trajetória do grupo, surgido em 2011. Desde então, a trupe tem se dedicado à difusão das artes cênicas no interior do Estado de São Paulo. O grupo é o resultado da união de artistas que já tinham “grande afinidade”.

Criada com o objetivo de ter um espaço de trabalho para o desenvolvimento artístico atrelado à pesquisa, a Trupe conta com três espetáculos em seu repertório. São as peças: “Seu Bonanza”, “O Pastelão e a Torta” e “Presentes Memórias de Kaspar Hauser”.

Para a 1o Mostra Nossa Trupe Teatral, o grupo ainda apresentará o novo trabalho em processo de criação. Trata-se da peça “Lembranças de Lugares Distantes”.

A programação tem início neste sábado, 6, às 20h, com “Presentes Memórias de Kaspar Hauser”. O espetáculo conta a história de Kaspar Hauser, um personagem que viveu quase toda sua vida em um porão, sem contato algum com o mundo exterior ou com outros seres humanos. Conheceu apenas um cavalo de madeira, pão e água.

Ao entrar em contato com a sociedade europeia do século 19, Hauser se vê entre o confronto com um novo universo, e a necessidade de retorno ao antigo abrigo.

Em “O Pastelão e a Torta”, dois vagabundos aceitam consertar a casa de uma bela madame em troca de comida. A peça se desenrola a partir desse acordo. Recheado de músicas e peripécias, a trama inspirada no roteiro de “Commedia Dell’arte” tem apresentação gratuita a partir das 16h deste domingo, dia 7.

O espetáculo “Lembranças de lugares distantes” será encenado no próximo sábado, dia 13, às 20h. O trabalho que está em processo de produção tem como referência principal o livro “Contos de Lugares Distantes”, do australiano Shaun Tan.

Composta por escritos curtos e imagens descritas como “fantásticas”, a obra tem provocado no grupo uma reflexão sobre o ser humano e suas contradições.

A apresentação tem como meta “compartilhar o caminho trilhado pelo grupo e colher impressões do público”. Isso porque cada um dos atores é responsável pela direção de um conto, resultando em três composições cênicas.

O último espetáculo da mostra “Seu Bonanza” será apresentado no dia 14, a partir das 16h. Na peça, o personagem principal é um palhaço que vive em uma cela apertada e em meio a vários objetos. Com seus amigos de cela e seu acordeon, ele vai matando tempo ocioso, esperando a oportunidade para fugir.

A comédia visual não contém texto literário. Conforme sinopse informada pelo grupo, o espetáculo “mostra a arte do palhaço de maneira simples e sensível”.

Todas as apresentações serão realizadas no museu, à praça Manoel Guedes, 98, no centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3251-6586.

A Nossa Trupe Teatral é formada por João Armando Fabbro, Tiago de Castro Leite, Rodrigo Cassiano da Costa e Lucas Mercadante. Fabbro é ator e arte educador.

Possui graduação em artes cênicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Participou durante cinco anos (1998-2002) do curso de formação de atores do Conservatório de Tatuí, onde, atualmente, incorpora o corpo docente.

Leite também é ator, arte educador e dramaturgo. Formado em artes cênicas pela ECA (Escola de Comunicação e Artes – licenciatura), da USP (Universidade de São Paulo), ele é autor de dez textos teatrais voltados ao público infantil.

Cassiano da Costa é ator, palhaço e possui bacharelado em interpretação teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Como palhaço, vem apresentando o espetáculo “Seu Bonanza”, de pesquisa, criação e atuação própria.

Mercadante atua como fotógrafo, pianista, produtor fonográfico, cinematógrafo e colorista. É considerado um “curioso por diversas áreas de contemplação”.