Mortes por Covid sobem 33,3% em 7 dias

Em contrapartida, variação de casos confirmados tem queda de 13% no período

433
Publicidade
Da reportagem

A taxa de letalidade da Covid-19 em Tatuí teve aumento de 33,3% em uma semana. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, o número saltou de 12 para 16 mortes pela doença entre os dias 5 e 12.

Somente nos três dias mais recentes, a Vigilância Epidemiológica comunicou o registro de três óbitos. O último foi anunciado na quinta-feira, 11, referente a uma mulher de 100 anos, que esteve internada na Santa Casa de Misericórdia. O sepultamento ocorreu no Cemitério São João Baptista.

Outras duas mortes confirmadas ocorreram na quarta-feira, 11. São de um homem de 69 anos, que estava internado em um hospital particular em Sorocaba, e de uma mulher de 68 anos, internada na Santa Casa de Misericórdia. Os dois foram sepultados no Cemitério São João Baptista.

Na segunda-feira, 8, o órgão da Secretaria de Saúde já havia comunicado a morte de uma mulher de 82 anos. A paciente esteve internada na Santa Casa e faleceu na tarde de domingo, 7, por volta das 15h50.

O número de mortes representa 6,29% do total de casos confirmados da doença. A maior parte das vítimas era de mulheres acima de 60 anos. Elas representam 56,25% (nove) do total de mortes, enquanto os homens somam os outros 43,75%, com cinco vitimas na faixa acima de 60 anos e duas entre 39 e 59 anos.

Publicidade

Em contrapartida, no mesmo período (de 5 a 12 de junho), a variação de casos confirmados teve queda de 13%, passando das 59 confirmações ocorridas na semana anterior (de 30 de maio a 5 de junho) para 51 nesta.

Em porcentagem, o índice – que coincide com a primeira semana de flexibilização da quarentena – é o melhor registrado nas últimas seis semanas epidemiológicas analisadas.

De 18 a 24 de abril, a queda havia sido de 33% em relação à semana anterior (11 a 24 de abril). Contudo, a partir de 25 de abril até 5 de junho, o índice foi crescente, semana a semana.

Apesar disso, o número de casos confirmados da doença ainda é alto. Nesta semana, a média diária foi de sete diagnósticos positivos a cada 24 horas. Somente nos últimos três dias, a cidade recebeu 107 novas notificações, das quais 29 foram confirmadas por meio de testes.

Até terça-feira, 16 (data de fechamento da edição anterior), a cidade somava 913 notificações por Covid-19, sendo 39 casos suspeitos aguardando resultados dos testes, 649 descartados e 225 positivos, com 13 óbitos pela doença.

Já na tarde de sexta-feira, 12, conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado por volta das 11h, a cidade registrava 1.020 notificações, sendo 56 casos suspeitos aguardando resultados dos testes, 710 descartados e 254 positivos.

Dos casos confirmados, 201 pacientes já estavam recuperados, 16 morreram e 37 ainda estavam em tratamento: 29 em isolamento domiciliar e oito em hospitais. Dos casos suspeitos, 56 estavam em tratamento: 12 internados e 44 em casa.

Conforme o boletim da VE, 12 pacientes permaneciam internados na Santa Casa de Misericórdia: três na UTI, com quadros que inspiravam cuidados (um caso positivo e outros dois suspeitos, que aguardavam resultados dos testes); e nove em isolamento (três casos positivos e seis suspeitos), com quadros estáveis.

No hospital particular, estavam internados oito pacientes, sendo quatro na UTI (dois positivos e dois suspeitos), todos com quadros que inspiravam cuidados. No isolamento, com quadros estáveis, estavam quatro pacientes, sendo dois positivos e dois casos suspeitos, aguardando resultados dos testes.

Publicidade