Missa marca retorno da imagem de padroeira a painel da Igreja Matriz





Cristiano Mota

Santa será recolocada em painel  após celebração especial agendada para este sábado

 

O painel central da Paróquia-Santuário, conhecida como Igreja Matriz, receberá de volta neste sábado, 8, a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A santa, padroeira do município, passou por processo de restauração.

A escultura – com data e procedência não conhecidos pela Igreja Católica do município – havia sido removida a partir de sugestão feita pelo padre Elcio Roberto de Goes à comunidade. No mês passado, ela foi levada a São Paulo, onde recebeu tratamento contra cupins, teve partes recuperadas e a pintura refeita.

De acordo com o pároco, a imagem chegou ao município no dia 1º, sendo apresentada aos fieis em missa especial no mesmo dia. Neste sábado, 8, ela volta ao painel central, ou nicho, após outra celebração religiosa.

“Ela retorna ao local que funciona como se fosse um nicho (vão em parede ou muro onde se colocam estátuas). A padroeira passou por restauração porque estava bastante deteriorada e apresentava vários buracos”, descreveu o padre.

Segundo ele, as luzes de neon que envolviam a santa ajudaram a danificar a imagem. “A ação do tempo também contribuiu para agravar o estado. O que a gente sabe é que Nossa Senhora da Conceição não descia havia vários anos”, relatou.

Padre Elcio, como é conhecido, pensou na possibilidade da restauração ao final da festa da padroeira. O evento aconteceu em dezembro do ano passado, envolvendo missas e festa na Praça da Matriz.

Na ocasião, ele submeteu a ideia ao crivo do conselho da igreja e, posteriormente, à comunidade. Com aval dos fieis, o padre começou a angariar fundos.

Depois, encaminhou a santa para a cidade de São Paulo, onde fica a sede da Artesanato Costa, referência da Igreja Católica no país em restauração.

“A própria paróquia levantou fundos. Na verdade, quem ajudou foram os fieis”, disse padre Elcio. O restauro custou R$ 4.650 e permitiu a recuperação total da imagem, com a remoção de cupins, a reconstrução dos pés da imagem e dos detalhes da pintura que faziam parte do manto da padroeira.

Desde o dia 1º até este sábado, a santa tem sido visitada na igreja. Fieis que compareceram à Matriz podem entregar bilhetes com pedidos e agradecimentos.

A imagem ficará no canto direito do altar até ser recolocada ao painel, preparado especialmente para a ocasião, após a celebração. A missa especial está agendada para as 19h30.

Conforme o padre, a santa “descerá” ao altar pelo menos uma vez por ano, por ocasião da novena em celebração ao Dia da Padroeira. A data é comemorada em 8 de dezembro, e a experiência deverá se tornar uma tradição.

“Quando vim para cá, trouxe a ideia do Sírio de Nazaré, que acontece em Belém. Lá, a imagem original, durante a trezena, fica mais perto do povo”, comentou.

Em 2013, o pároco implantou a novidade em Tatuí, deixando-a no altar durante toda a novena. “A intenção é exatamente esta: descer a imagem todos os anos e retorná-la ao painel ao final do período de celebrações”.

Ainda conforme ele, outras imagens sacras estão sendo restauradas. O calvário de Jesus Cristo, situado no lado esquerdo da lateral da Igreja Matriz, está passando pelo processo. “Estão sendo pintados o ‘Cristo Cruxificado’, o ‘Cristo Morto’ e o ‘Senhor dos Passos’”, informou o sacerdote.

Nelson Rodrigues Ferreira, integrante da comunidade católica, destacou que as restaurações são, além de importantes, um sinal de “respeito a Jesus Cristo”.

“Significa que nós estamos cuidando da mãe dele, que, nesse caso, é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, para nós, do município”, comentou.

O fiel afirmou que a restauração da padroeira demonstra respeito para com a história da cidade. “Eu não sei a procedência da imagem, de onde ela veio. Sei que é muito antiga e que, portanto, é um patrimônio do município”.

Ferreira acompanhou a apresentação da imagem restaurada e informou que participará da missa de recondução da santa ao painel central. “É um fato que causa sempre muita emoção. Além de bonito e de muito respeitoso”, concluiu.