Missa de ação de graças à cidade e entrega de imagem é neste domingo

São João do Bemfica restaurado é apresentado em celebração na ‘Matriz’

291
Imagem restaurada de São João do Bemfica é recebida na Igreja Matriz (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

Na noite deste domingo, 9, a partir das 19h, no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o padre Élcio Roberto de Góes realiza missa em ação de graças ao 194º aniversário do município.

Durante a celebração religiosa, está prevista a apresentação da imagem de São João do Bemfica, restaurada pelas profissionais Beatriz Helena de Moura Campos e Neiva Aparecida Rodrigues Teles.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a imagem – que possui valor histórico e religioso e está ligada à fundação da cidade, na capela de São João do Bemfica – voltou para Tatuí no dia 31 de julho de 2018, após ter permanecido por 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

A prefeitura, pelo decreto municipal 19.183, de 12 de setembro de 2018, determinou o tombamento, de forma irrevogável, da imagem de São João Batista do Bemfica como patrimônio histórico e cultural do município.

De acordo com o decreto municipal, o tombamento foi realizado devido ao valor artístico, estilístico, cultural, religioso e histórico da imagem para Tatuí.

Publicidade

Ainda segundo o documento, “o bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela lei municipal 2.658, de 19 de agosto de 1993, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções, sem deliberação prévia do Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí).

Segundo a assessoria de comunicação, a imagem em madeira, medindo cerca de 87 centímetros de altura, ficará em salvaguarda do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz.

Cassiano Sinisgalli, secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, disse ter relembrado, na semana passada, o retorno da imagem ao município.

“Na ocasião, anunciamos à população, em uma missa, que a imagem de São João Bemfica iria ‘bem ficar’ em Tatuí, em definitivo. Agora, em nova missa, apresentaremos a imagem totalmente restaurada. É muito emocionante”, admitiu.

Conforme o titular da pasta, “além de a missa ser celebrada em ação de graças ao aniversário da cidade, também é para rezar e agradecer aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que lutam diariamente na linha de frente no combate ao coronavírus. “Pediremos bênçãos à nossa cidade para passarmos por essa fase o mais rápido possível”, reforçou.

“É uma forma de agradecer. Sabemos que a situação está complicada para muitas pessoas, no entanto, acredito que, em breve, vamos vencer essa fase”, complementou.

A celebração eucarística tem transmissão ao vivo pelas páginas da Igreja Matriz e da prefeitura, no Facebook, pelos links:  https://bit.ly/33z5ydi  e https://bit.ly/3kiKQnU , respectivamente.

A missa ocorre presencialmente, porém, somente é liberada a presença de público para ocupar 40% da capacidade total da igreja, sendo necessário fazer a reserva com antecedência, junto à secretaria paroquial, pelo telefone: (15) 3316-6461.

Publicidade