“Miss & Mister Afro 2018” são eleitos em competição no CEU

792
Beleza, simpatia, africanidade, elegância, comunicação e desenvoltura nortearam escolhas (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

O Conselho Municipal Afro de Tatuí promoveu no dia 23 de dezembro, um domingo, o concurso “Miss & Mister Afro 2018”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes.

Os participantes foram escolhidos por 12 jurados – dois deles de Senegal -, que avaliaram beleza, simpatia, “africanidade”, elegância, comunicação e desenvoltura de cada candidato e candidata.

Milena Vitória de Miranda, de oito anos, foi eleita Miss Afro 2018, enquanto Maria Aparecida Rodrigues da Silva e Kaylane Beatriz foram escolhidas como misses simpatia.

Já o Mister Afro 2018 foi William Matheus Paulino de Oliveira, de quatro anos. Cada participante recebeu uma medalha em estilo africano e os três primeiros colocados ainda ganharam brindes.

O evento contou com apresentação de integrantes do Coral Africano de Hortolândia, com a participação da Miss Afro 2017, Maysa Salles, e do noivo africano dela, de Angola.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Conforme um dos organizadores, o professor José Mesquita dos Santos, o evento teve 18 inscrições, mas somente 10 concorrentes compareceram. Porém, ele afirma que isso não foi empecilho.

“Fazemos este trabalho mesmo que compareçam poucas pessoas. As ações elevam a autoestima, mostrando que os negros também podem e que beleza é cultural”, declarou Mesquita.

Esta foi a segunda edição aberta do concurso. Anteriormente, apenas alunos de escolas municipais disputavam. A Praça da Matriz sediou cinco edições do concurso, enquanto as Emefs (escolas municipais do ensino fundamental) “Accácio Vieira de Camargo” e “Alan Alves de Araújo” foram palco de outras edições.

De acordo com Mesquita, a maior parte dos jurados se comprometeu a ajudar em eventos voltados à comunidade afro em 2019. Segundo ele, a intenção é que a próxima edição do Miss & Mister Afro aconteça em novembro, por conta do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 desse mês.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia