Ministério da Saúde entrega novas ambulâncias para o Samu de Tatuí

Prefeita Maria José Vieira de Camargo e funcionários do Samu de Tatuí (foto: AI Prefeitura)

O Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) conta com três novas ambulâncias para atender ao município de Tatuí. Os veículos foram entregues neste ano, pelo Ministério da Saúde.

Em abril, a cidade recebeu uma USA (unidade de suporte avançado) e uma USB (unidade de suporte básico), do modelo Mercedes Benz Sprinter 2.2. Já nesta segunda-feira, 27, a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve em Sorocaba, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para receber mais uma USB, modelo Iveco.

Em cerimônia na sede da empresa REV Group Brasil, localizada no Parque Santa Isabel, Mandetta entregou 419 novas ambulâncias para 238 cidades. Na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), Tatuí foi a única contemplada.

A solenidade contou com diversas autoridades, incluindo prefeitos, secretários municipais e parlamentares. As chaves do veículo destinado a Tatuí foram entregues à prefeita Maria José pelo próprio ministro Mandetta e pelo deputado federal Guiga Peixoto, que também compareceu para acompanhar a cerimônia.

Além de receber a ambulância, a prefeita aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma reivindicação de recursos de R$ 300 mil para equipar a UPA (unidade de pronto atendimento), que está em fase final de construção.

Dos 419 veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias, para ampliação, expansão e implantação do serviço. Conforme anunciado, a expectativa é de que, até o final do ano, sejam entregues novas unidades, quando será possível finalizar em 100% a renovação da frota com mais de cinco anos de uso.

Durante a solenidade, o ministro destacou a atenção básica e a universalidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e afirmou que a entrega faz parte do processo de renovação anual e ampliação da frota.

Com a entrega, são 708 ambulâncias entregues desde o início da atual gestão, com investimento total de R$ 134 milhões. Na prática, a iniciativa coloca 3.450 ambulâncias a serviço da população.

Ao vistoriar as ambulâncias, ele se dirigiu aos profissionais que atuam no atendimento e fez um agradecimento: “A equipe do Samu, ao resgate de qualidade, ao bom tempo de resposta, às boas centrais de regulação, muito obrigado, em nome de todas as pessoas que tiveram suas vidas salvas”.

Conforme o MS, para renovar a frota, foi considerado o tempo de uso e o funcionamento regularizado do serviço. Toda a frota com mais de cinco anos de uso, sem renovação anterior e que não possua irregularidades, pendências ou ocorrências nos órgãos de fiscalização, incluindo o Ministério da Saúde, deverá ser renovada.

De acordo com a coordenadora da base local do Samu, Cássia Stela Rodrigues Alvares, as três ambulâncias destinadas ao município são para substituição de frota. Agora, o serviço conta com duas viaturas novas para o suporte básico e uma no avançado, para atendimento no município.

Quatro veículos, que estavam em uso havia mais de cinco anos, continuam na frota como reserva técnica. Eles devem ser utilizados em eventos e durante a revisão das novas ambulâncias. Além disso, o Samu aguarda liberação do MS para doar outros dois veículos para a prefeitura.

Cássia destaca que a frota estava “sucateada” e que, há dois anos, reivindicava novos veículos ao Ministério da Saúde devido aos gastos com manutenção. Alguns deles já contavam com mais de cinco anos de uso.

“Frequentemente, estávamos encaminhando relatórios ao MS solicitando novas viaturas devido às condições das nossas, mas dependíamos deles. Até que, em dezembro de 2018, foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) a destinação das novas viaturas para o município”, contou.

“Depois da publicação, iniciamos o processo para a liberação do termo de doação e encaminhamos a documentação necessária no final do mês de dezembro. Dia 23 de março, saiu o termo de doação das duas primeiras viaturas e, no dia 24 de maio, a doação da terceira”, acrescentou.

Para a coordenadora, com os novos veículos, as ambulâncias terão mais agilidade para a chegada em ocorrências. Além disso, usuários poderão ter mais segurança e conforto durante o transporte.

O objetivo do Samu 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo mortes.

Conforme levantamento realizado pelo Samu de Tatuí, somente no primeiro quadrimestre de 2019, o serviço, em operação na cidade desde 2010, somou 2.330 atendimentos, sendo 1.932 realizados pela USB e outros 398 pela USA.

No mesmo período, foram realizadas, ainda, 75 transferências para outros municípios. Segundo a coordenadora, a operação é realizada quando os pacientes precisam de alguma especialidade médica, ou de algum recurso não oferecido no município. Nestes casos, as vagas são determinadas pelo estado, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes – formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas – são destacadas para prestar atendimento.

O indivíduo é atendido por técnicos de enfermagem, conhecidos como Tarm (técnico de auxiliar de regulação médica). O Tarm identifica a emergência e anota os primeiros dados. Na sequência, a ligação é transferida para o médico regulador.

O plantonista faz o diagnóstico do caso e inicia orientando, por telefone, o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Se necessário, a ambulância vai até o local, começa o atendimento e, em seguida, encaminha a vítima para o hospital.

O médico analisa caso por caso e despacha viaturas conforme a necessidade. O contato com a equipe de Tatuí é realizado simultaneamente, por meio de rádio.

Quando precisa, o regulador também comunica a urgência ou a emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento tenha continuidade.

Se o caso não é grave, o médico faz o atendimento dando orientações somente por telefone, sem necessidade de deslocar ambulância. Em casos que necessitam de médico “in loco”, a USA é enviada. A ambulância conta com enfermeiro, médico e motorista.

Nas situações consideradas de menor gravidade, é deslocada a USB, que possui técnico de enfermagem e motorista. O serviço de atendimento do município tem duas USBs e uma USA em operação.