Mingo Jacob receberá prêmio em Piracicaba por Salão Belas Artes

257
Publicidade





Reprodução

‘Luz da Manhã’ e uma das escolhidas como prêmio aquisição de Câmara

 

Tela denominada “Luz da Manhã”, assinada pelo artista plástico tatuiano Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob, está entre as 39 obras de 71 artistas premiados pelo 63o SBA (Salão Belas Artes) de Piracicaba. A edição 2015 do evento recebeu 371 inscrições, sendo considerado um dos mais importantes do país.

“Na realidade, o salão é muito importante dentro da área acadêmica. Existem outros eventos similares, de arte moderna, mas este é especial. Até pela participação de artistas de, praticamente, todos os estados brasileiros”, disse o artista.

Publicidade

Mingo afirmou que se considera duplamente premiado. Ele é um dos cinco artistas vencedores do prêmio aquisitivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Só de estar selecionado já é uma conquista, porque muitos tentam participar, mas são desclassificados”, comentou ele. A seleção é feita em etapas.

As obras contempladas com prêmios aquisitivos (caso da tela do tatuiano) passarão a pertencer ao acervo da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e à Câmara de Piracicaba. Elas foram escolhidas pelos artistas Clóvis Péscio, Ronaldo Lopes de Lima, José Claudio L. Canato, Thelma Cardarelli e Luis Garcia Jorge.

Para a avaliação, o corpo de júri considerou como critérios composição, desenho, perspectivas lineares e de cor, emprego das cores e harmonia na execução e finalização, técnicas do artista na fatura das obras em relação à linguagem e a identidade delas com o Salão de Belas Artes em seus 63 anos.

Mingo teve acesso ao resultado no dia 3 deste mês. Ele informou que a premiação acontecerá somente em julho, em data a ser anunciada. “Provavelmente, será no fim do mês que vem, na semana de aniversário de Piracicaba. Pela ocasião, levarei meus amigos para dividir a emoção com eles”, disse.

O salão é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural. Ele tem abertura no dia 7 de agosto, com encerramento em 13 de setembro, sendo realizado na Pinacoteca Municipal. Os trabalhos dos artistas premiados permanecerão abertos à visitação do público nos dias úteis das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 14h às 18h.


Publicidade