MHPS produz medalhas em festejo ao centenário de edifício histórico

Cem unidades serão entregues a autoridades e personalidades tatuianas

272
Medalhas devem começar a ser entregues na próxima semana (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A partir da próxima semana, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, deve começar a entregar medalhas em celebração ao centenário do prédio, situado na praça Manoel Guedes.

Em parceria com os irmãos Setúbal, cem medalhas fundidas em bronze 70 (latão), em cor ouro e com estojo em veludo preto, estão sendo confeccionadas para serem destinadas a autoridades e personalidades do município.

As medalhas terão a face com a arte elaborada pelo departamento de comunicação da prefeitura, assinada por Leandro Alexandre Mendes, focando no desenho frontal do edifício.

Abaixo, no objeto comemorativo, haverá o escrito “100 anos”, com o ano de fundação e do centenário, “1920-2020”; e a atual ocupação, “Museu Histórico Paulo Setúbal”, além da cidade e o estado no qual está situado.

Conforme Rogério Vianna, diretor municipal de cultura e gestor do MHPS, “o objetivo do ato é o de preservar o ano do centenário do edifício, que, inicialmente, fora construído para ser sede da cadeia e do fórum do município, mas, atualmente, é utilizado para salvaguardar a história de Tatuí e dos tatuianos, por meio do museu”.

Publicidade

Vianna explica que, com a suspensão do 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, por conta da paralisação das aulas presenciais, devido à pandemia, e o respaldo dos irmãos Setúbal, o MHPS decidiu criar a medalha comemorativa à data.

“As medalhas marcam o centenário do edifício que um dia foi sede da cadeia e do fórum e, hoje, abriga o maior acervo histórico do município. Os irmãos Setúbal, mais uma vez, nos auxiliam neste momento de difusão da história, da vida e da obra de Paulo Setúbal”, reforçou.

O gestor do MHPS informou que a empresa que está confeccionando as medalhas deve entregá-las na próxima semana. Segundo ele, os ofícios de encaminhamentos já estão prontos para, assim que as medalhas forem recebidas, sejam destinados às autoridades e personalidades locais.

De acordo com Vianna, as medalhas deverão ser entregues: aos Irmãos Setúbal, à prefeita Maria José Vieira de Camargo, ao vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, aos vereadores, aos presidentes de clubes de serviços e de associações que possuem fins culturais e aos integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

Semana Paulo Setúbal

Em razão da pandemia, a 78ª edição da Semana Paulo Setúbal está sendo realizada em novo formato. Seguindo o decreto municipal 20.558, que estabelece medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio à Covid-19, neste ano, a programação é virtual.

A prefeitura, por meio do MHPS, preparou quase um mês de atrações online, de 1º a 28 de agosto, com foco no tema deste ano, que é o centenário do edifício-sede do MHPS (1920-2020).

Conforme Vianna, a intenção é manter a tradição da Semana Paulo Setúbal, que ocorre desde 1943. A programação está sendo exibida pelo canal do museu no Youtube, disponível no endereço eletrônico: https://bit.ly/31HIeYr .

Pela plataforma online, são apresentados vídeos homenageando o patrono do MHPS, o escritor Paulo Setúbal, e personalidades que participaram do projeto “Ilustres Tatuianos”, realizado em parceria com a Noite da Seresta com Ternura.

Para a programação desta edição, o canal do museu transmite uma produção gravada pelo professor Pedro Henrique de Campos, que faz parte do acervo do MHPS e ainda entrou na programação do projeto “#MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa”.

A programação começou no domingo, 2, com o documentário “Paulo Setúbal – Romancista e Poeta – Encontros”, trecho do documentário de Roberto Moreira que registra a vida e a obra do escritor Paulo Setúbal, produzido em 1993.

Ao longo da semana, foram disponibilizados: na segunda-feira, 3, o vídeo “Ilustre Tatuiano Mingo Jacob – Noite da Seresta com Ternura”; na quarta-feira, 5, a história do “Ilustre Tatuiano Ivan Camargo – Noite da Seresta com Ternura”; e na sexta-feira, 7, uma exposição virtual apresentando o “Centenário do Edifício-Sede do Museu Histórico Paulo Setúbal”.

No mesmo dia, à noite, houve uma “live” em celebração ao centenário do prédio que acomoda o MHPS e o lançamento de uma logomarca comemorativa, em alusão à data.

“Faríamos um grande evento na praça Manoel Guedes, porém, devido à pandemia, tivemos de nos adequar, realizando uma live”, afirmou Vianna.

Nesta semana, o canal do MHPS lançou os vídeos: “Ilustre Tatuiano José Coelho de Almeida (Maestro Coelho) – Noite da Seresta com Ternura”, no domingo, 9; a exposição virtual “Tatuí 194 Anos”, na terça-feira, 11; “O Homem Mais Rico de Minha Terra – Seu Chico Pereira”, na quinta-feira, 13; e “Ilustre Tatuiano Celinha Holtz – Noite da Seresta com Ternura”, nesta sexta-feira, 14.

A programação continua na segunda-feira, 17, às 10h, com o vídeo “Ilustre Tatuiano Wilson Bertrami – Noite da Seresta com Ternura”. Na quarta-feira, 19, às 10h, a produção é sobre o “Ilustre Tatuiano Hélio Beijo-Frio – Noite da Seresta com Ternura” e, na sexta-feira, 21, às 10h, “Ilustre Tatuiano Tropeirinhos do Rancho – Noite da Seresta com Ternura”.

Na última semana da programação, tem o “Ilustre Tatuiano Roberto Rosendo – Noite da Seresta com Ternura”, segunda-feira, 24, às 10h; “Ilustre Tatuiano Pacheco – Noite da Seresta com Ternura”, quarta-feira, 26, às 10h; e “Ilustre Tatuiano Pedro Henrique de Campos (Professor Pedro) – Noite da Seresta com Ternura”, na sexta-feira, 28, às 10h.

“Há uma gama de atividades para toda a família ‘curtir’ junto, apresentando um pouco da vida de cada homenageado”, indicou o gestor do MHPS. “Estamos sempre destacando a importância do equipamento cultural e a história do patrono, pois ele merece que salvaguardemos a memória”, finalizou Vianna.

Publicidade