MHPS leva cultura até as residências

O documentário 'Amanhecer Caipira' está à disposição no canal do Museu Histórico 'Paulo Setúbal' no YouTube
Da reportagem

O Departamento Municipal de Cultura, pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, busca alternativas para oferecer atividades culturais aos tatuianos mesmo em meio ao período de quarentena.

Desta forma, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o departamento disponibiliza, via internet, o aplicativo para celular “Museu Paulo Setúbal Quiz” e o documentário “Amanhecer Caipira”. As duas atividades integram o projeto “#MuseuPauloSetubalEmSuaCasa”.

O aplicativo, criado por Pedro Heilborn, foi lançado durante a 76ª Semana Paulo Setúbal, em agosto de 2018. Desde o lançamento, o quiz estava disponível somente aos visitantes do equipamento cultural, porém, a partir desta semana, passou a ser acessível a toda a população.

O software permite que o usuário, mesmo estando em casa, possa conhecer o museu participando de um quiz, no qual passa por oito fases, cada uma delas com dez questões alternativas, que compõem a expografia do equipamento cultural.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, o aplicativo aborda a formação da cidade, os movimentos populacionais, primeiros habitantes, colonizadores e os conflitos gerados por eles, além de registrar a presença dos tropeiros na região e a história cultural e musical que levaram Tatuí ao título de Capital da Música.

Ainda segundo a assessoria, integram o aplicativo informações sobre o patrono do museu, o escritor e jornalista Paulo Setúbal, e as participações de tatuianos em conflitos armados na Segunda Guerra Mundial e Revolução Constitucionalista de 1932, além de curiosidades do acervo da instituição.

O diretor municipal de cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, revela que a ferramenta digital conta um pouco da história Museu Histórico “Paulo Setúbal” e está inserida em um contexto pedagógico.

De acordo com Vianna, o aplicativo pode ser utilizado tanto por adultos como por crianças, para facilitar o conhecimento histórico da cidade. Ele informa que, para passar de uma fase a outra, é preciso acertar, ao menos, 80% das questões.

“Algumas perguntas são mais simples e outras requerem um pouco mais de conhecimento, como sobre os pracinhas tatuianos que lutaram na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, cada etapa pode ser repetida de forma ilimitada”, descreve.

“No entanto, como as questões possuem quatro alternativas, elas aguçam a curiosidade. O aplicativo, neste momento, é de grande valia, afinal, ainda há bastante tempo para se ficar em casa, sendo possível conquistar o conhecimento para concluir as oito fases”, completou o diretor.

O aplicativo está disponível para o sistema operacional Android. Para baixá-lo, é necessário entrar na Play Store e pesquisar por Museu Paulo Setúbal Quis, ou acessar o link: https://bit.ly/2S3qRgi .

Aplicativo disponibilizado traz diversas informações sobre o município

Documentário

O documentário “Amanhecer Caipira” está à disposição no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube. Com direção geral e roteiro da jornalista Deise Juliana de Voigt, o documentário aborda algumas das principais tradições de Tatuí pelos capítulos: “Cordão dos Bichos”, “Fandango”, “Quadrilha”, “Recomenda das Almas” e “Samba Caipira”.

Deise realizava pesquisas em O Progresso e, em 2008, decidiu criar “Amanhecer Caipira” para “deixar registradas as tradições do município, de uma maneira mais simples, para que as pessoas pudessem ter acesso”.

Vianna conta que o material estava no acervo e compõe a expografia do museu. Atualmente morando na Alemanha, Deise foi contatada sobre a possibilidade de disponibilizar o documentário para ser colocado em uma plataforma do museu, com o intuito de as pessoas terem acesso permanecendo em casa.

“A Deise foi muito receptiva, inclusive, ficou muito feliz e lisonjeada em poder, neste momento de dificuldade, levar um pouco de conhecimento por meio do documentário. Ele possui mais de dez anos e ainda faz jus à sua intenção documental”, atesta o gestor.

Para assistir ao documentário, dividido em cinco vídeos, basta pesquisar pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube, ou acessar os links: https://youtu.be/EEKkznEBMHI , “Cordão dos Bichos”; https://youtu.be/KXIT1cGKgzE , “Fandango”; https://youtu.be/7WC78Z1JJpM , “Quadrilha”; https://youtu.be/QSylfiOblqU , “Recomenda das Almas”; e https://youtu.be/e3yHuKHxkMU , “Samba Caipira”.

Projeto

Através do projeto #MuseuPauloSetubalEmSuaCasa, Vianna frisa que “o Departamento Municipal de Cultura busca, da melhor forma possível, levar cultura até as residências dos tatuianos”.

De acordo com ele, a intenção do aplicativo é poder aguçar a vontade dos munícipes em conhecer o museu, assim que ele possa ser reaberto para retornar às atividades.

Já o documentário permite que a pessoa que já conhece as tradições tatuianas possa relembrá-las, e quem ainda não as conhece, possa conhecê-las dentro da própria residência.

“Sabemos que, por uma questão de saúde, o espaço físico do museu tem de ficar de portas fechadas, porém, estamos buscando formas de melhorar a qualidade de vida de quem não está podendo ir ao equipamento cultural”, observa.

O diretor ainda destaca a criatividade dos artistas e “fazedores de cultura” no município mesmo durante a quarentena, pedindo para que sejam valorizados.

“Seja através de músicas, textos, teatro, desenhos, outras artes, ou até por meio de um boneco, como Nhô Lau. O artista, mesmo sem poder sair de casa, continua levando a sua arte a toda a população”, conclui.