Merenda escolar é entregue para quase 2 mil alunos da rede

Entrega da merenda no Residencial Astória, onde cerca de cem marmitas são distribuídas diariamente aos alunos cadastrados (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

No enfrentamento à Covid-19 e à paralisação das aulas, uma das ações da prefeitura foi continuar servindo a merenda escolar para as crianças em vulnerabilidade social, matriculadas nas redes municipal e estadual.

Conforme a secretária da Educação, Marisa Mendes Fiusa Kodaira, no início, mais de 1.300 crianças foram inscritas no programa de merenda; já no mês de abril, o número de estudantes beneficiados subiu para quase 2.000. Todos recebem as refeições servidas em marmitex.

Para a inscrição, os pais só precisam manifestar a vontade do aluno em receber a merenda na própria escola onde está matriculado. As marmitas estão sendo entregues em 20 polos de distribuição espalhados pela cidade.

“Esta iniciativa é muito importante, pois muitos alunos têm a merenda escolar como a única refeição completa. A comida é planejada por nutricionistas e preparada com todas as vitaminas e nutrientes necessários para a fase de crescimento, tudo é pensando para atender bem o aluno”, ressaltou a secretária.

A distribuição começou no dia 17 de março – data em que as aulas foram suspensas – como forma de conter a propagação do novo coronavírus. Desde então, mais de 15 mil refeições já foram servidas. No núcleo do Residencial Astória, por exemplo, são fornecidas mais de cem por dia.

Marisa enfatizou que todas as recomendações sanitárias estão sendo seguidas nos polos de distribuição da merenda, para que não haja contágio pelo coronavírus, nem contaminação do alimento a ser consumido pelos alunos.

A iniciativa da prefeitura, de servir a merenda para alunos em situação de vulnerabilidade social, ganhou repercussão regional, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.

“Além de destaque nos telejornais, a Câmara Municipal de Boituva aprovou, no dia 23 de março, uma moção de aplausos (036/2020) endereçada à prefeita Maria José Vieira de Camargo”, indica a assessoria.

O autor da moção é o vereador e presidente do Legislativo de Boituva, Pedro Teodoro Filho. Na justificativa, o parlamentar destaca a iniciativa do Executivo tatuiano de “redirecionar a merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino, que estão reclusos em suas residências”.

Marisa acentuou que o município foi pioneiro na distribuição. O governador João Doria lançou o programa “Merenda em Casa”, para ofertar a alimentação aos estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo, no dia 25 de março – quase uma semana depois da prefeitura de Tatuí.

Também no dia 25, na esfera federal, a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram o projeto de lei 786/20, que prevê a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram as aulas suspensas.

“A prefeitura está sempre pensando à frente. Antes mesmo de outras cidades começarem a distribuir a merenda, a prefeita já tinha pensado nos alunos que iriam precisar da alimentação e autorizado a entrega das marmitas”, declarou a secretária.

Ela ainda apontou a plataforma de aprendizagem virtual “Escolariza” como iniciativa pioneira na cidade. O programa, disponibilizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, foi lançado na segunda-feira passada, 13, passando a oferecer conteúdo didático em ambiente virtual, por meio do www.escolariza.com.br.