Menos de uma dezena de conselhos em Tatuí­ ‘opera’, revela Cobat





Dos mais de 30 conselhos municipais que existem no papel, menos de uma dezena está “operando parcialmente”. O diagnóstico é do Cobat (Conselho de Bairros de Tatuí), em nota enviada à redação de O Progresso. De acordo com o órgão, não chega a dez o número de conselhos que estão “semiativos”.

Segundo o presidente Antônio de Pádua Oliveira, cada conselho tem 50% de participantes formados por membros do poder público (Prefeitura, em sua maior parte) e 50% por pessoas da sociedade civil (representantes de bairros).

Oliveira divulgou que as reuniões são mensais. Entretanto, não haveria “produtividade por um motivo peculiar”: “Infelizmente, aquela parte que diz respeito à sociedade civil não comparece”, declarou.

Conforme ele, há dois motivos para que os representantes não compareçam. O primeiro deles é o trabalho (as reuniões iniciam-se em horários diversos, podendo ser às 9h, 14h ou 16h); o segundo, o “desinteresse”.

“Desta forma, a reunião é feita na maioria das vezes por membros da própria Prefeitura e, quase sempre, acaba resultando em nada, por falta de assinaturas”, relatou.

Oliveira afirmou, ainda, que muitos representantes dos conselhos são voluntários – alguns, comerciantes – e, por essa razão, acabam não podendo se desligar do trabalho. Na opinião dele, o mesmo não ocorre com servidores públicos.

De acordo com o presidente, funcionários municipais podem achar “interessante participar de uma reunião fora do local de trabalho, mas em horário de expediente”. “Para eles, é nada mais que um deleite”, considerou.

Ainda em nota, Oliveira cita que tem indagado os “governantes municipais” sobre atuação de outros conselhos. Entre eles, o do Idoso e o da Mulher. Ele declarou que “outros órgãos estão ainda em fase de estruturação e formação de regimento interno”. Entretanto, não citou quais.

Também no mesmo material enviado ao jornal, ele pede “comprometimento” por parte dos membros dos conselhos e “boa vontade” dos que se ofereceram para participar voluntariamente. “Dar o nome e participar apenas da primeira reunião está prejudicando a cidade como um todo”, sustentou.

Como exemplo de empenho, Oliveira citou o próprio trabalho do Cobat. Segundo ele, a diretoria atual tem mantido o conselho ativo e realiza, “religiosamente”, reuniões mensais. Promove, ainda, “extraordinárias” com voluntários.

As reuniões do conselho são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, no salão de festas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tatuí. O endereço é a rua RG Adão Bertin, 391, situada na Chácara Junqueira.