Melhores pilotos acrobatas do país já voam em Tatuí

    Além de Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste sábado

    1267
    Publicidade
    Siltec

    Teve início na manhã desta quinta-feira, 18, o 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea. A competição, organizada pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), segue até o sábado, 20, pouco antes de uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O Aeroclube de Tatuí promove o evento e encerra as atividades no domingo, 21.

    Nos dois primeiros dias, as disputas ocorrem das 10h às 18h e, no último, das 10h às 13h. Sempre às 19h, há entrega de medalhas aos pilotos com as melhores classificações na prova do dia.

    No domingo, será realizada a solenidade de entrega dos troféus aos vencedores de cada umas das cinco categorias – básica, esporte, intermediária, avançada e ilimitada – e do troféu de campeão brasileiro, seguida de jantar de confraternização.

    Ainda no sábado, a partir das 13h, o Aeroclube receberá um show aéreo com os pilotos participantes da competição, exibição do jato “L-39”, acrobacia de planador, aeromodelismo e paraquedismo. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está prevista para às 15h30.

    Com entrada gratuita, o público tem à disposição, diariamente, praça de alimentação, espaço kids, venda de suvenires do Aeroclube e da Cidade Ternura, além de estacionamento privado. No sábado, também há um palco com shows de bandas locais e uma barraca com itens da Esquadrilha da Fumaça.

    Publicidade
    Siltec

    Mesmo com o encerramento do campeonato nacional, no domingo, o público ainda poderá visitar o simulador de voo e aeronaves e participar de voos de passeio de planador – inclusive, com o sorteio de duas decolagens à população. Entre 10h e 17h30, será realizado um show aéreo, com as aeronaves participantes do evento.

    Esta é a primeira vez que o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea é realizado fora da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga. Conforme o piloto Bruno Nogueira Rodrigues, a CBA, em conjunto com o aeroclube local, resolveu realizar a competição em Tatuí porque gostou do espaço oferecido.

    “Com essa área plana e aberta e ainda sem as dificuldades de uma instalação militar, a competição poderá receber todo público para ver um verdadeiro show”, expôs.

    Nogueira Rodrigues é pai de outro piloto, Eduardo Costa Rodrigues. No mês de março, o filho representou o Aeroclube de Tatuí e conquistou o título da classe “kw1/clube” no 61º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste, realizado no município.

    “São dois campeonatos diferentes. O anterior era um voo por distância e esse este é o voo acrobático. Neste, os pilotos precisam fazer a manobra perfeita, formando figuras completas e, desta forma, conquistar a maior pontuação possível”, explicou o pai.

    Os competidores decolam, um de cada vez, e têm um perímetro para realizarem as acrobacias, denominado “box” (caixa, em português) de um quilômetro de largura, profundidade e altura, totalizando a área de 3.000 metros cúbicos.

    O piloto tatuiano Armando Pettinelli Júnior esclarece que o box é demarcado no chão com uma faixa larga e comprida, mas é possível enxergá-la somente do alto.

    “Eles não podem sair do box, senão perdem pontos”, complementou Nogueira Rodrigues.

    Apesar de serem pilotos, ambos reconhecem a dificuldade de realizar as acrobacias aéreas e chegam a comparar a categoria com a Fórmula 1.

    “Quase todo mundo dirige, mas, com um equipamento de ponta e que necessita de precisão e habilidade, é algo para poucos. Certamente, esses poucos estão competindo em Tatuí”, assegurou Pettinelli Júnior.

    O diretor de segurança de voo do Aeroclube, Thalles Coutinho, assim como o piloto “BolaFly”, participarão do show aéreo de planadores. O município ainda é representado pelos pilotos Arthur Mazzucatto e Kaio Puertas – este último, atual vice-presidente do Aeroclube de Tatuí.

    Puertas afirmou que a organização espera por um público de 2.000 a 5.000 pessoas nos primeiros dois dias do evento, mais de 10 mil pessoas no sábado e cerca de 8.000 no último dia de atividades.

    O vice-presidente ainda confessou estar com uma “diversão” a mais que os demais competidores, pelo fato de a disputa estar sendo realizada no município. Animado, ele estava contando os minutos para voar nesta quinta-feira.

    “O primeiro torneio nacional de acrobacia fora da AFA, sendo sediado no Aeroclube de Tatuí, é muito especial. Considero esse local como um berço, pois aprendi a voar aqui”, revelou Puertas.

    A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente no Aeroclube durante a reunião com os pilotos, antes do início das disputas do campeonato nacional.

    Ela afirmou ser uma alegria recebê-los no município e reforçou os destaques locais, como Paulo Setúbal, e citou os títulos de Capital da Música, Terra dos Doces Caseiros e Cidade Ternura.

    “É com esta ternura e com este carinho que Tatuí recebe os pilotos e todos os visitantes a partir de hoje”, declarou a prefeita Maria José.

    Publicidade
    Siltec