Meio Ambiente realiza evento comemorativo no Dia da Água

    Programação agenda plantio de 400 mudas de espécies nativas

    513
    Tatuí tem ações para comemorar o Dia Mundial da Água (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    EleService institucional

    Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a prefeitura está realizando, desde segunda-feira, 18, ações de conscientização e preservação, organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente e do Setor de Educação Ambiental.

    De acordo com a supervisora do Setor de Educação Ambiental, Karina Camargo de Sousa, o objetivo geral da programação é “levar conscientização às pessoas sobre a preservação e qualidade da água”.

    As comemorações tiveram início com palestras nas escolas da rede municipal de ensino, sobre preservação de nascentes e, também, sobre estação de tratamento de esgoto, as quais, neste ano, também contarão com participação dos alunos da pré-escola.

    Karina explica que, até o ano passado, as atividades eram voltadas apenas aos alunos do primeiro ao quinto ano e que era necessário estender as ações de educação ambiental aos “pequenos”.

    “A gente vai para as escolas, faz palestras de conscientização, os professores continuam trabalhando o tema, realizando exposição e enviando os trabalhos dos alunos também aos pais, para que eles tenham acesso às informações. Eles levam o recado para casa, e essa é uma forma de contato direto com os pais”, salientou.

    Publicidade
    Siltec
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    EleService institucional

    A supervisora conta ter sido firmada, também, uma parceria com o Setor de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, pela qual, no dia seguinte a cada palestra, os técnicos do setor visitam as escolas participantes e fazem palestras sobre os cuidados que todos devem ter com a água parada, para evitar a proliferação das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

    Além dessas ações, acontecerá na sexta-feira, às 9h, o plantio de 400 mudas de espécies nativas na praça Mário Coscia, no Jardim 11 de Agosto, com o intuito de recuperar a mata ciliar às margens do ribeirão do Manduca.

    O evento deve contar com a presença dos integrantes do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), além de autoridades convidadas.

    Durante a semana, em parceria com a Sabesp, também estão sendo realizadas visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA), para os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Emef “Professora Maria Eli da Silva Camargo”, para a conscientização a respeito da qualidade da água.

    As ações do Dia Mundial da Água também são realizadas de forma intermunicipal, com evento simultâneos entre os municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê: Tatuí, Iperó, Botucatu, Ibiúna, Quadra, Itu, Votorantim, São Roque, Sorocaba, Mairinque, Porto Feliz, Boituva, Piedade, Bofete, Salto de Pirapora, Cabreúva e Capela do Alto.

    “Cada município vai fazer sua ação determinada, mas nós decidimos nos juntar para ganharmos força dentro da ‘bacia’ como um todo e não só ficar uma ação pontual dentro de cada município. Assim, teremos resultados mais significativos”, acrescentou a supervisora.

    Outra ação intermunicipal aconteceu na segunda-feira, 18, com a recuperação da nascente no bairro Boa Vista, próxima ao Jardim Gramado, que abastece o ribeirão Passa Três, afluente do rio Sarapuí.

    Karina salienta que a quantidade e qualidade de água do município são geridas pela Sabesp, contudo, o Setor de Educação Ambiental avalia que a qualidade e o volume de água estão dentro do esperado.

    “Este tipo de ação de conscientização é importante, pois é por meio dela que nós conseguimos atingir os resultados que temos. Tanto que Tatuí nunca teve racionamento de água” concluiu.

    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra
    Anglo