Matriz sedia solenidade para comemorar 20 anos da GCM





A Praça da Matriz sedia nesta sexta-feira, 18, solenidade comemorativa aos 20 anos da GCM (Guarda Civil Municipal). A cerimônia está agendada para as 10h, com presença de parte do efetivo e autoridades civis e militares.

São esperados o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e o secretário municipal de Governo e Negócios Jurídicos, João Carlos Rumin Crepaldi.

A comemoração acontece oito meses depois de a corporação completar duas décadas de atividades. A GCM de Tatuí foi instituída em 21 de julho de 1995, na gestão do então prefeito Joaquim Amado Quevedo.

Conforme a lei municipal 2.823, daquele ano, a corporação se destina à “proteção de ordem pessoal ou patrimonial”.

Inicialmente, a GCM realizou policiamento preventivo em prédios públicos (escolas, praças, unidades de saúde, entre outros) e eventos. Com o passar dos anos, ampliou os atendimentos, e, atualmente, desempenha papel junto às demais forças de segurança do município.

Em 2007, a corporação integrou o CCE (Centro de Comunicações de Emergências). O sistema funcionou junto ao posto do Corpo de Bombeiros e esteve integrado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e Policia Militar. O centro encerrou as atividades em 2013.

Atualmente, a corporação conta com efetivo superior a 140 guardas (entre homens e mulheres). Ela atua em conjunto com as polícias Civil e Militar e o Judiciário, contando com grupamentos para ronda escolar, patrulha rural, Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e GAM (Grupamento de Atendimento Motorizado).

O trabalho inclui fiscalizações, segundo o código de posturas do município. Elas acontecem em parceria com o Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) e por meio do efetivo da Guarda Ambiental.

Desde 2007, a corporação está vinculada ao Infoseg (Integração das Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), por meio de convênio.

O sistema tem como finalidade integrar, nacionalmente, dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão, entre outros, entre todos os municípios da federação e órgãos federais.