Matriz e Centro Cultural têm hip hop

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude promove neste final de semana uma gama de atividades que fomentam a cultura hip hop. A programação teve início na sexta-feira, 15, e prossegue neste sábado, 16, e domingo, 17.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Urbano Crew, que completa dez anos de atividade sociocultural neste ano. O evento mira na valorização da identidade que ocupa espaços públicos. Em Tatuí, as ações acontecem no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, no Centro Cultural Municipal e na Praça da Matriz.

O CEU receberá oficina de “breaking” e ações de formação e de lazer cultural, como a música, discursos e declamações de poesia, apresentações de dança e grafite. As manifestações são voltadas à difusão da cultura hip hop.

Já o Centro Cultural abrigou a primeira atividade na sexta, às 19h. No espaço de exposições do centro, o público teve acesso a exposição sobre a história do hip hop. A mostra apresentou desde a origem aos elementos que permitiram a construção da identidade cultural considerada mais próxima dos jovens.

Houve, também, edição especial da “Batalha do Junca” e grafite, com Hunx e Cyphers.

Neste sábado, 16, às 13h, a Praça da Matriz será o palco das influências do hip hop. O espaço abrigará shows com Visel MC, EME EMI Banzai, GBeats, HXP Rachas Shows, além de atividade de grafite com Hunx, Cauto, Mek e Dj Rob.

O encerramento será neste domingo, 17, às 11h, com as batalhas de breaking, com inscrições gratuitas no Centro Cultural. Entre os jurados estarão: BBoy Suco, BBoy Neguinho e Bboy Megaman.

Também haverá “batalhas de popping” (dança de rua), com a participação do jurado Ricardo Oba, a ambiência musical de Dj Zulu Kamarão e a festividade de MC’s Sagui e Uiu.

O Centro Cultural fica na praça Martinho Guedes (Santa), 12, no centro. Mais informações pelo telefone (15) 3259-3993 ou pelo e-mail: cultura@tatui.sp.gov.br.

O Instinto Urbano Crew é um grupo de breaking fundado em 2007, em Cerquilho. Recebeu o incentivo do B-Boy Rhezito, de São Paulo. No início uniu sua formação com outro grupo, a RDS Breakers, também de Cerquilho.

Foi por meio dessa união que uma nova formação surgiu, dando origem ao Instinto Urbano Crew, que participa de várias apresentações e campeonatos pela região.

Em 2011, o grupo expandiu sua formação para Tatuí, onde foi realizado o primeiro Encontro de Breaking (Hip Hop) da cidade, o Interior Battle, unindo simpatizantes e apreciadores da cultura. O encontro é realizado desde 2011 com a presença de vários dançarinos do Brasil e da América Latina.

O Instinto Urbano Crew já conquistou títulos de campeonatos, dos quais merecem destaque: primeiro lugar na cidade de Votorantim; segundo em Capão Bonito e Sorocaba; terceiro lugar em Porto Feliz e São Paulo e outras participações em eventos, além de mostras e encontros de dança da região.